A principal aliança de oposição da Argentina, Juntos pela Mudança, ganhou o cargo de governador da província de Santa Fé, a terceira mais populosa do país, em uma vitória arrebatadora para o bloco conservador, de acordo com dados oficiais provisórios das eleições.
Até a noite de domingo, Maximiliano Pullaro havia conquistado 58,41% dos votos, enquanto o candidato da aliança peronista União pela Pátria, Marcelo Lewandowski, tinha 30,85%, com votos apurados em 99,31% dos centros de votação da província.
Um dos distritos agrícolas mais importantes da Argentina, Santa Fé abriga o complexo portuário agrícola de Rosário, de onde são exportados mais de 80% dos carregamentos agrícolas do país.
"Santa Fé é o campo, Santa Fé é indústria, Santa Fé é o comércio, é uma província de trabalho que seguirá em frente graças aos esforços de cada um de nós", disse Pullaro em um discurso para apoiadores na noite de domingo.
As eleições provinciais foram realizadas em meio a uma grande crise econômica, com a inflação anual acelerando para quase 115%. A vitória esmagadora da aliança de oposição ocorre seis semanas antes das eleições presidenciais da Argentina, em 22 de outubro, quando o partido peronista de centro-esquerda tentará manter o poder com o atual ministro da Economia, Sergio Massa, como candidato.
As últimas pesquisas nacionais mostram uma vantagem para o economista libertário Javier Milei, seguido por Massa e pela candidata presidencial do Juntos pela Mudança, Patricia Bullrich.
"Santa Fé tem que se alinhar com a mudança que também precisa ocorrer em nível nacional na Argentina", disse o governador eleito Pullaro, que convidou Bullrich para subir ao palco.