Sobre as pré-candidaturas colocadas fui bastante claro em meu posicionamento ao afirmar que a única que pode enfrentar Glêdson Bezerra (PODE) é a do deputado estadual Davi Macedo (MDB). E, dentro do atual contexto, continuo afirmando.
Derrotar Glêdson não é uma tarefa fácil como diz a oposição. Se assim fosse, não se discutiria nos círculos políticos quem enfrentará o atual prefeito no pleito vindouro. Em outras palavras, se o atual gestor estivesse politicamente morto, como alardeam os opositores, estes mesmos não colocariam - como vêm colocando - a disputa entre Glêdson e o outro. Em vez disso, colocariam Davi Macedo (MDB) X Zé Arnon, Zé Arnon X Fernando Santana (PT), Fernando Santana X Davi Macedo...
O PT quer um candidato a todo custo no processo sucessório juazeirense, mas não tem nome de peso. Fernando Santana, mesmo sendo a aposta de Camilo Santana (PT) - que roubou quase 5% do território juazeirense mas ainda tem grande apoio da população juazeirense!!! -, não tem densidade eleitoral para a disputa majoritária e não possui vínculo orgânico com o Município. Para disputar com peso precisaria unir toda a oposição. Mas para isso acontecer é preciso estabelecer acordos. Só tem um problema: Fernando é conhecido nos círculos políticos de Juazeiro do Norte/CE como Fernando "Promessinha".
Fonte de alta confiança me revelou que, dependendo do contexto, das conversas e dos acordos, Davi Macedo, o Davi de Raimundão, poderá, sim, fechar apoio a Fernando. Caso venha a acontecer, poderá ser mais um a levar uma rasteira do deputado petista.
O prefeito Glêdson Bezerra apoiou a reeleição de Fernando para a Assembleia Legislativa em troco do apoio deste à sua reeleição para prefeito. Várias pessoas escutaram, da boca do próprio Fernando, seu apoio à reeleição do gestor juazeirense. Entretanto, favorecendo a todas as pessoas que o acusam de ser um sem palavra, parece ter mudado de ideia.
Portanto, o deputado Davi tem que refletir sobre a possibilidade de um acordo com a pupila dos olhos de Camilo. Basta lembrar o que o seu pai passou nas mãos do ex-prefeito Dr. Santana (PT) que, depois de ser conduzido por Raimundão (MDB) à cadeira do Executivo juazeirense, expulsou-o do Hospital Maternidade São Lucas. Será que Macedo filho correrá o risco de também ser escanteado por outro Santana do mesmo partido caso esse chegue à cadeira mor da Prefeitura?
Destoando do seu compromisso político com Glêdson, cumprirá o petista um futuro acordo com Davi? Diz um ditado que palavra dada é vida empenhada. Mas o que esperar do empenho de quem tem uma vida política acusada de não se direcionar pela palavra dada? O caso atual da sucessão juazeirense está demonstrando ser uma prova disso.
Fernando Santana é igual ao capitão cueca, um paraquedista aqui em Juazeiro do Norte, não tenho lembrança de vê-lo no meio do nosso povo em tempos fora de pleitos, é sempre assim quando se aproxima a "renovação" cada um quer comer uma parte do bolo! Juazeiro merece alguém melhor e que seja realmente do meio do nosso povo, que conheça as nossas agruras e que faça jus ao cargo que pleiteia.
Não trataria nesse contexto, pois também o atual prefeito não está com essa bola toda. Por uma boca só é a pior gestão, todo ano de eleição é uma tentativa de melhora real para a cidade.