Os grandes meios da mídia tradicional editaram informações desencontradas acerca do caso de infidelidade partidária de Yury do Paredão.
Eleito pelo PL de Bolsonaro, para quem fez campanha no 1º turno nas eleições de 2022, o empresário juazeirense começou a votar com o governo Lula. Mas a gota d'água foram fotos viralizadas onde ele aparece com ministros de Lula e com o próprio presidente. Um caso nítido de infidelidade partidária.
Provavelmente, Yury não se elegeu com o dinheiro do fundo partidário. Sua campanha milionária não seria coberta pelo partido. Mas isso não lhe dá o direito de ser infiel às diretrizes políticas do PL.
Após forte pressão de parlamentares do partido, dentre os quais o deputado federal mais bem votado do Ceará, André Fernandes, o presidente nacional Valdemar Costa Neto pediu ao diretório regional (estadual) do Ceará que abrisse o procedimento para expulsar Yury do Paredão.
Segundo O Estadão, em matéria de ontem (18.07), o pedido do presidente nacional foi mandado de volta pelo presidente regional Acilon Gonçalves, atual prefeito do Eusébio.
Por sua vez, o Diário do Nordeste, em sua edição de hoje (19.07), traz a matéria "PRESIDENTE ESTADUAL DO PL ABRE PROCEDIMENTO CONTRA YURI DO PAREDÃO POR INFIDELIDADE".
O mais provável - e confiável - é a informação de abertura do processo, pois é generalizada a grita contra a traição do deputado federal dentro das fileiras bolsonaristas do partido. O próprio Bolsonaro, recentemente, pediu ao Valdemar Costa que se posicionasse em relação à susceptibilidade de alguns deputados federais.
Caso aconteça a expulsão de Yury, o empresário poderá perder seu mandato, já que é um caso de infidelidade partidária. Se isso acontecer, enfraquece sua pretensão de ser candidato a prefeito de Juazeiro do Norte. Ou será que essa aproximação de Yury com a cúpula petista é uma carta escondida na manga do empresário deputado?
Organizado em tudo o que faz profissionalmente, Yury é meticuloso e não joga para perder. E dessa vez? Está escondendo o xeque-mate ou será carta fora do baralho?