A trágica morte da médica Yanny Brena (PL), presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte/CE, abriu espaço para a ascensão do vereador Raimundo Júnior (MDB), eleito vice-presidente na chapa de Yanny, e para a posse do subtenente Ednaldo Moura (PL) que hoje é diretor do DEMUTRAN. A situação de ambos, porém, não está completamente definida, pois tende a atender critérios mais políticos que regimentais.
Raimundo Júnior desde o dia 3 de março, data do acontecimento fatídico, já atua como presidente em exercício do Legislativo juazeirense. Entretanto, ainda não tem uma decisão definitiva se continuará à frente da Casa ou se convocará uma nova eleição para a mesa diretora. Essa decisão deverá acontecer até sexta-feira (10.03), depois que Raimundo conversar com todos vereadores e pessoas a quem politicamente está ligado, bem como com familiares da ex-presidente.
A mesma indefinição se dá em relação ao subtenente Ednaldo. Segundo suplente na chapa do PL nas eleições de 2020 com 789 votos - o primeiro foi Guy Cruz que faleceu em 2021 por complicações decorrentes da Covid-19 - o diretor do DEMUTRAN ainda não sabe se assumirá a vereança. Segundo Ednaldo, embora tenha a pretensão de ser empossado, a decisão só será tomada depois de uma conversa com o prefeito Glêdson Bezerra (PODE).
Caso Ednaldo decida permanecer no órgão de trânsito, quem assumirá a vacância da Câmara será Marcos Alan (PL), conhecido líder comunitário do Campo Alegre.
Ednaldo diz que se optar por assumir a cadeira no Legislativo juazeirense não haverá motivo para comemoração em virtude do motivo que o levou a tal condição. O sentimento do vereador Raimundo Júnior provavelmente é o mesmo.
Uma coisa é certa: se Ednaldo não assumir como vereador, Marcos Alan agradece.