O município é Palhano que faz limite com Aracati, Beberibe, Jaguaruana e Russas. O protagonista da história é Júlio Emídio, o petista que ocupa interinamente a presidência da Câmara Municipal local.
Em abril de 2021, o prefeito Dinho Nunes faleceu. O vice Chico do Joaquimzinho assumiu, mas faleceu em dezembro de 2022. Em nova eleição, no dia 5 de fevereiro, José do Lalá (PT) e Joelma Xavier (PDT) foram eleitos, respectivamente, para prefeito e vice com 51,27% dos votos válidos.
Do Lalá e Joelma foram diplomados no último dia 17, mas Júlio não quer dar posse a Joelma porque... É DO PDT.
Diante desse jogo surreal de sectarismo vermelhicida, o juiz Wildenberg Ferreira de Sousa, da 1ª Vara Cível da Comarca de Russas, determinou, na última quinta-feira (23.02), que Júlio dê posse ao novo prefeito e sua vice, como determina a Lei eleitoral, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. Caso não seja convocada a sessão de posse, que foi determinada a se realizar em um prazo de 48 horas após a decisão judicial, a medida penal será aplicada e a situação tenderá a piorar. Espera-se que a solenidade ocorra amanhã (27.02).
Em um município onde dois prefeitos morreram em apenas 8 meses, será que o vereador petista não está querendo empossar o prefeito petista por receio de que o mesmo aconteça com o correligionário?