O diretório municipal do PSDB de São Paulo expulsou a ex-deputada federal Joice Hasselmann (SP), que não conseguiu se reeleger em 2022. A decisão foi tomada pelo comando da sigla, por unanimidade, na terça-feira 31.
Tudo começou depois de Joice debitar o seu fracasso nas urnas na conta dos tucanos. A ex-parlamentar despencou de mais de 1 milhão de votos, em 2018, quando ainda era aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro, para menos de 14 mil em 2022 — uma perda de 98% em quatro anos.
Em nota, o PSDB paulistano informou que a deputada já havia sido alvo de inúmeros pedidos de impugnação, desde que se filiou à legenda. “Sua postura arrogante e a forma como sempre tratou pautas e princípios caros ao PSDB sempre trouxeram desconforto a quem é tucano por convicção, e não por conveniência”, comunicou a sigla.
Momentos antes de ser expulsa, Joice Hasselmann pediu sua desfiliação do partido. Ela deve se candidatar à prefeitura de São Paulo em 2024. No Twitter, a ex-deputada atacou a gestão interina do PSDB paulistano. Segundo Joice, o comando tem “problema mental grave”. “Calma, cocada”, escreveu ela, no Twitter.