Democracia significa, dentre outras coisas, direitos constitucionais iguais. Entretanto, o que estamos vivenciando nessas eleições de 2022 é um nítido posicionamento do TSE em favor do PT, partido do candidato Lula. A instituição que deveria resguardar os direitos democráticos constitucionais assumiu deliberadamente um papel militante e maculou todo o processo eleitoral.
Dentre as inúmeras denúncias comprovadas, uma vem acrescentar ainda mais a relação das ações do TSE em favor do PT e seu candidato. E, dessa vez, através de um APLICATIVO DA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO.
Quando vi uma matéria a respeito, disse-me que não seria possível e fui averiguar. Baixei o aplicativo PARDAL, do TSE, direcionado a denúncias de crimes eleitorais. E fiquei pasmo. É possível denunciar todos os partidos, menos o PT e o PV, da mesma frente partidária. Isso simplesmente porque os nomes desses partidos não constam na relação de denúncias do PARDAL/TSE. Inacreditável!
Entrei em contato com o Fórum Eleitoral de Juazeiro do Norte/CE e a resposta que recebi foi a de que o PT não aparece na relação dos partidos, mas aparece na relação das coligações. Ora! O PL de Bolsonaro aparece na relação dos partidos e das coligações. Como constatado, o TSE apresenta uma nítida política de dois pesos e duas medidas.
Pergunto, caro(a) leitor(a), se a absoluta maioria dos eleitores sabe os nomes das duas coligações que representam, respectivamente, as candidaturas de Bolsonaro (PL) e Lula (PT). A resposta é óbvia. Ao contrário, a absoluta maioria do eleitorado sabe quais são os partidos dos candidatos à presidência da República.
Portanto, quase ninguém do POVO denuncia a coligação Pelo Bem Do Brasil, de Bolsonaro, nem a coligação Brasil da Esperança, de Lula, simplesmente porque não conhecem seus nomes. Já quem quer denunciar o PL pode, mas quem quer denunciar o PT não. Esse é o TSE que deveria pugnar pela institucionalidade brasileira.
Essas eleições estão se dando de maneira legítima e transparente? Há quem acredite.