Ontem (19.10), finalmente, o prefeito de Juazeiro do Norte/CE Glêdson Bezerra (PODE) declarou seu voto em Bolsonaro (PL).
Em um vídeo onde diz combater o Fla X Flu eleitoral e declarar que já votou várias vezes no PT (Íris Tavares, Dr. Santana, Lula, Dilma Rousseff, Camilo Santana e Fernando Santana), Glêdson expõe o que, segundo ele, levou-o a optar pela reeleição de Bolsonaro.
Para o Sovaco de Cobra, entretanto, o motivo é mais de caráter pragmático e pessoal que de convicção político-programática, pois ficou provado, nesse processo eleitoral, que o que move o posicionamento do atual prefeito juazeirense não são as formas de governar nem as políticas programáticas apresentadas pelos vermelhos, pelos verdes e pelos amarelos, mas o quanto ele, o Glêdson, lucrará para sua trajetória política e pessoal em cada escolha realizada.
Portanto, enxergo a declaração de voto do prefeito Glêdson em Bolsonaro como uma tentativa de buscar angariar apoio para sua candidatura à reeleição em Juazeiro do Norte, uma vez que já é previamente sabido que não receberá o apoio do governador eleito Elmano de Freitas (PT).
Diante da impossibilidade do apoio do petismo à sua pretensão à reeleição e diante do crescimento de Bolsonaro após o debate do 2º turno na Band, Glêdson procura uma brecha para apoio eleitoral no processo de 2024. Mas se o PT não apoiará seu projeto de reeleição, muitos bolsonaristas, vencendo Bolsonaro ou não a eleição do próximo dia 30, também não o farão.
Como Glêdson fez questão de desvincular as eleições de 2020 da conjuntura política nacional, hoje muitos bolsonaristas fazem questão de desvinculá-lo da imagem do presidente, pois além do prefeito juazeirense nunca ter participado de nenhum ato político do bolsonarismo, muitos já entenderam que o único lado que ele tem é o dele mesmo.
P. S.: Tanto em 2018 como em 2022, o candidato de Glêdson no 1º turno foi Ciro Gomes (PDT).