O grande derrotado das eleições 2022 em Juazeiro do Norte/CE foi o prefeito Glêdson Bezerra (PODE) que não conseguiu puxar votos para seus candidatos Capitão Wagner (UB) e Tarso Magno (PP).
Para o Senado e a Assembleia Legislativa Glêdson apoiou, respectivamente, os petistas Camilo Santana e Fernando Santana. A boa votação de ambos não está relacionada ao apoio do prefeito, mas à popularidade do ex-governador que mesmo roubando quase 5% do território juazeirense ainda lidera o processo eleitoral em Juazeiro do Norte. A prova de que os votos dos petistas na meca ciceropolitana não foram consequência do apoio gledsoniano foi a massiva votação que teve o governador eleito Elmano de Freitas (PT) no Município.
O ex-prefeito Dr. Santana (PT) foi verdadeiro em dizer que nesse apoio do prefeito ao senador eleito, o beneficiado foi o próprio Glêdson ao se utilizar do prestígio político de Camilo.
Capitão Wagner, com o apoio de Glêdson, tirou proporcionalmente menos votos em Juazeiro do que em outros municípios onde os prefeitos não o apoiaram. No estado, Capitão Wagnar alcançou 31,75% dos votos, mas em Juazeiro só teve 26,55%. Pense num apoio.
Já o advogado Tarso Magno, candidato à Câmara dos Deputados, foi localmente o terceiro mais votado com 13.156 votos (9,54%). O grosso dessa votação veio do seu próprio mérito. Assim como Wagner, não foi em nada beneficiado pelo apoio de Glêdson. Não estamos mais em época onde candidato apoiado pelo prefeito de Juazeiro do Norte tirava mais de 30 mil votos no Município.
Conversando com uma pessoa no dia que Glêdson decidiu apoiar Tarso, ouvi que com tal apoio o candidato estava eleito. Para não contrariar, calei-me.
Fui uma das milhares de pessoas que deixaram de votar em Tarso por conta de tal apoio. Votei nele para vereador em 2020, mas não pude votar nele para deputado federal em razão de sua péssima companhia.
Muitos servidores públicos municipais de diversas categorias com os quais conversei de domingo para cá disseram que não votaram no Tarso pelo apoio dado pelo prefeito que os persegue. Essa posição também foi compartilhada por inúmeros populares que enxergam no atual governo municipal a imagem do caos e da decadência.
Tarso Magno seria o candidato ideal do Município para a Câmara dos Deputados. Filho natural de Juazeiro do Norte, com trabalhos prestados no campo do Direito e trajetória parlamentar exemplar, trouxe para essa campanha a bandeira de reconquistar a parte do território juazeirense roubada por Camilo Santana quando então governador. Infelizmente veio mal acompanhado e perdeu votos de milhares de munícipes e municipários.