Apesar de aproximadamente 5% atrás de Lula (PT), Bolsonaro (PL) ampliou sua votação em quase dois milhões de votos em relação a 2018. Também teve 8 governadores eleitos em primeiro turno e terá mais 8 concorrendo em segundo turno.
Assim como em 2018, o seu partido teve um excepcional crescimento, porém superior às eleições passadas.
Se em 2018 o PSL saiu como a segunda maior bancada da Câmara dos Deputados, o PL, atual partido do presidente, saiu das eleições atuais com 99 cadeiras, o que configura a maior bancada de deputados no parlamento nacional. A Federação Brasil da Esperança, que reúne o PT, o PV e o PCdoB, somou 79 deputados federais eleitos.
Assim como na Câmara, o PL será a maior bancada do Senado com 14 senadores, sendo 8 eleitos na votação de ontem (02.10).
Apesar de enfrentar uma alarmante pandemia, a grande mídia tradicional e a manipulação dos institutos de pesquisa com dados falsos (erraram feio) apresentados por essa mídia, Bolsonaro aumentou sua densidade eleitoral principalmente no Nordeste e no Pará. Seja qual for o resultado do 2º turno, o presidente já conseguiu uma extraordinária vitória.