Internem Darlan Lobo! O homem está louco, pois pediu uma CPI contra si mesmo.
É loucura! Em um País onde governadores fizeram de tudo para não serem enquadrados na CPI da Vergonha encabeçada pelo trio ilegal Omar, Randolfe e Calheiros; em um País onde senadores e deputados federais não enfrentam as ilicitudes do STF porque têm uma ficha suja quilométrica; em um Ceará onde deputados estaduais se negaram a instaurar a CPI do narcotráfico com medo de espetarem o próprio rabo; em um Juazeiro do Norte onde o prefeito tenta de todo jeito acabar com a CPI do Lixo porque sabe o que esta encontrará; o presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte/CE, vereador Darlan Lobo (PTB), na contramão da política corriqueira, pede uma CPI para que investigue sua participação em um suposto esquema de corrupção apontado pela Operação Públio Vatínio.
Como resultado dessa operação, Darlan, Capitão Vieira (PTB) e Beto Primo (PSDB) passaram 180 dias afastados do parlamento local. O presidente do Legislativo foi apontado como chefe político do esquema criminoso investigado. Porém, dez meses após o desenrolar da operação, o supracitado vereador ainda não foi chamado para ser ouvido pelo delegado Giuliano Sena.
A instalação de uma CPI para investigar o presidente solicitada pelo próprio presidente é um contraponto inédito na política local e sui generis na política brasileira e aponta para a inculpabilidade do réu, pois não é comum a um ladrão pedir que investiguem seu próprio roubo.
Em verdade, a CPI contra Darlan é uma CPI a favor de Darlan. Uma maneira de exigir que o caso tenha desfecho, seja solucionado, e a verdade venha à tona. Portanto, nada mais que uma loucura sadia.
Desculpem-me. O presidente Darlan não precisa ser internado. O que se precisa é que as névoas que pairam sobre tal caso sejam dissipadas em nome da transparência e da verdade.
O problema e quando o executivo. Ligado a vários escândalos tem amizade próxima aos órgãos que deveriam fiscalizar.