Todas as semanas, mais de 100 pesquisas eleitorais são realizadas no Brasil e embora todas se digam alicerçadas em metodologias científicas seus resultados são díspares e até contraditórios. Isso significa que institutos estão deliberadamente mentindo para influenciar o resultado eleitoral.
A última pesquisa Brasmarket apresenta uma vantagem de 13% das intenções de voto de Bolsonaro (PL) sobre Lula (PT). Já a última pesquisa Datafolha apresenta uma vantagem de 12% sobre o presidente da República. Mas qual pesquisa está correta?
Pelas manifestações de rua e pelo número de visualizações, curtidas e compartilhamentos nas redes sociais, Lula sequer está à sombra de Bolsonaro. Mas pelos grandes meios de comunicação do Brasil em suas manchetes diárias, Lula é o preferido de eleitorado.
Esses meios de comunicação, entretanto, apresentam as pesquisas de institutos que favorecem o ex-presidente em detrimento daquelas que o colocam em segundo lugar. Ou seja, fazem uma peneira. O interessante é que privilegiam institutos que erraram feio e que tiveram até que mudar de nome - como é o caso do Ibope que virou Ipec - por conta do descrédito que acumularam.
Recentemente, O Datafolha tentou explicar os desastres de suas pesquisas nas eleições de 2018 por fatos inusitados como o impedimento de Lula e a facada em Bolsonaro. Entretanto, seus erros continuaram após esses acontecimentos.
Por outro lado, institutos como o 6Sigma, que apresentou resultados de pesquisas emparelhados com os dados eleitorais oficiais, são ignorados por essa grande mídia.
Felizmente hoje não existe mais o monopólio da informação, o que torna mais fácil se saber onde está a desinformação. Até certas empresas de checagem, geralmente ligadas aos grandes conglomerados dessas mesmas velhas mídias, estão sendo desmoralizadas ao transformarem verdades em fakes news.
Estamos a apenas duas semanas da verdade.