As candidaturas parlamentares do MDB que não têm dinheiro estão passando por uma crise política. Queixam-se da falta de apoio do partido e do tratamento desigual.
Segundo as conversas de um grupo de WhatsApp de candidatos do MDB, a promessa antes da campanha eleitoral foi uma e agora o tratamento dado é outro.
Um candidato identificado por Balão disse que desistirá de concorrer: "Vou retirar minha candidatura porque eu não vou servir de bucha - tenho experiência com política - sem apoio, sem ajuda nenhuma. Porque você tirar do bolso pra ser bucha pra eleger os outros e ficar numa situação dessa como a gente tá passando, sofrendo, sem nenhum papel...".
Ele comenta que o que o MDB fez foi "gerar expectativa, iludir, vender uma mentira por verdade na nossa mente". E conclui dizendo que "a gente tem que trabalhar com a realidade. Não pode a gente gerar uma expectativa na nossa mente que não existe não".
Os candidatos sem poder de financiamento próprio dizem que o MDB prometeu o mundo e o Fundo, mas até agora deu o Fundo somente a poucos privilegiados.
Segundo comentários do grupo, Eunício Oliveira recebeu do Fundo Partidário R$ 2.080.000,00, enquanto outros candidatos receberam R$ 10 mil e outros sequer viram a cor do dinheiro.
O tratamento desigual e a disparidade de financiamento eleitoral têm levado crise a esse setor do partido que tem visto o seu descontentamento se transformar em ceticismo.