O presidenciável Lula (PT) tem mentido descaradamente em sua campanha eleitoral. Assim como Haddad e o PT que em 2018 disseram que Bolsonaro (PL) acabaria com o repasse do Bolsa Família, agora o ex-presidente diz que Bolsonaro acabará com o Auxílio Brasil de R$ 600,00. Dentre as inúmeras mentiras que propaga visando chegar novamente ao poder, estão as relacionadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), braço político do petismo.
Lula tem afirmado que o MST é o maior produtor de comida no Brasil e que a organização nunca invadiu uma terra produtiva. Nada mais falso.
Em sua entrevista ao Jornal Nacional, Lula disse: "Qual foi a terra produtiva que os sem-terra invadiu? Porque os sem-terra invadiam terras improdutivas. Tinha hora que eu achava que os sem-terra estavam fazendo um favor para os fazendeiros porque tão invadindo as terras para o governo pagar. O MST está fazendo uma coisa extraordinária: tá cuidando de produzir".
Contra essa falácia de Lula está a realidade registrada. O MST invadiu, por inúmeras vezes, terras produtivas. E mais: em muitas delas deixaram um rastro de destruição.
Citarei apenas alguns exemplos, pois a lista é enorme.
Em 2002, o MST invadiu a fazenda Córrego da Ponte, em Buritis (MG), dos filhos do ex-presidente FHC. O próprio Lula, na ocasião, disse que isso não ajudava "em nada" a reforma agrária. Pouco dias depois, invadiram a fazenda Santa Maria, no Pontal de Paranapanema (SP), considerada produtiva pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
Em 2009, o MST invadiu, em São Paulo, uma fazenda da Cutrale, empresa produtora de suco de laranja, e destruiu milhares de pés dessa fruta.
Em março de 2015, mil mulheres do MST invadiram um centro biotecnológico da FuturoGene e depredaram viveiros com mudas de eucalipto destruindo 15 anos de uma pesquisa biotecnológica.
E assim por diante.
A outra mentira - dentre tantas -, a de que o MST é o maior produtor de comida do Brasil, o agronegócio desmentiu categoricamente. O agronegócio brasileiro alimenta quase um bilhão de pessoas no planeta e produz 800 vezes mais que toda a produção do MST.
A pergunta é: Lula vai passar toda a sua campanha mentindo e sendo desmentido pelos dados da própria realidade?