Não se trata de teoria da conspiração nem de uma leitura ideológica da realidade. Trata-se de uma constatação palpável da realidade. Ao divulgar somente as pesquisas onde Lula (PT) aparece na frente de Bolsonaro (PL), o grosso da grande mídia tradicional acaba induzindo uma parcela do eleitorado brasileiro e, assim, fazendo campanha antecipada para o ex-presidente.
No dia 05.08, o Gerp apresentou uma pesquisa onde o resultado foi um empate numérico entre Bolsonaro e Lula, cada um com 38%. Já na última quinta-feira (11.08), o Grupo 6Sigma apresentou uma pesquisa onde Bolsonaro lidera a intenção de votos com 37,5%, seguido por Lula com 28,2%.
O 6Sigma é um instituto que tem elevadíssimo índice de credibilidade que corresponde ao alto índice de acertos. Em 2008, divulgou resultado de boca de urna com apenas 0,16% de diferença do resultado oficial. Em 2010, o resultado de suas pesquisas obteve 0% de erros. Em 2018, acertou novamente ao apontar Bolsonaro como vitorioso no primeiro e no segundo turnos.
Entretanto, não é isso que interessa ao grosso da grande mídia que prefere institutos como o Datafolha e o Ipespe . Segundo as pesquisas do Datafolha, Bolsonaro não seria presidente, Romeu Zema (NOVO) não seria governador e Dilma Rousseff (PT) seria senadora. Já as pesquisas XP/Ipespe foram totalmente desacreditadas no mês de junho quando houve uma reação extremamente negativa sobre a divulgação de uma de suas pesquisas nas redes sociais. Na ocasião, a XP Investimentos, empresa financeira que contrata o Ipespe, decidiu não levar a pesquisa às TVs e admitiu que a metodologia utilizada estava equivocada. É bom ressaltar que aproximadamente um mês antes, o proprietário da XP, o CEO Guilherme Benchimol, tinha almoçado com Lula. A indigestão veio depois.
Mas por que o grosso da grande mídia só divulga amplamente as pesquisas favoráveis ao ex-presidente? Por que prefere privilegiar institutos que miram numa vaca e acertam em um mosquito em vez de privilegiar institutos cujas projeções são as mais próximas possíveis da realidade? Por que passaram três anos, sete meses e treze dias sem as benesses privilegiadas do governo federal. As torneiras estão fechadas e Lula é a salvação para suas lamúrias, pois nunca os empresários da grande mídia, os banqueiros e os empreiteiros corruptos lucraram tanto quanto nos governos do petismo. Para eles, a lógica é clara: Dinheiro sim, verdade não!
Entretanto, o Lula de hoje está diferente. E, caso ele ganhe, a tão proclamada liberdade de imprensa será a primeira a ser atacada pelo petista que já deu inúmeras declarações dizendo que vai regular e censurar os meios de comunicação e as redes sociais. Será a grande mídia tradicional experimentando o próprio veneno.