A confirmação de Elmano de Freitas (PT) como candidato a governador era o que faltava para fechar o quadro do grande tabuleiro da política cearense. Agora com a situação definida, o clima esquenta definitivamente.
Como disse o Sovaco de Cobra antecipadamente, Camilo Santana (PT) viajou para São Paulo com Elmano para pedir a bênção de Lula (PT). Lula apadrinhou o "poste" de Luizianne Lins (PT) e o partido espera a indicação de Eunício Oliveira (MDB) para a vice do petista.
Já o PDT, com Roberto Cláudio na cabeça e Domingos Filho (PSD) como vice, já começou a campanha detonando Camilo, responsável direto pela articulação do nome de Elmano. Seguindo Ciro Gomes (PDT), chefe-mor da agremiação, já começou a proliferar a ideia de que o ex-governador petista traiu os Ferreira Gomes (PDT) - que foram os responsáveis pelo seu aparecimento e fortalecimento na política estadual - porque foi seduzido pela proposta de Lula que lhe prometeu um Ministério caso volte à presidência da República.
Já Cid e Ivo, pedetistas irmãos de Ciro, não foram no domingo (24.07) à convenção que lançou oficialmente a candidatura de Roberto Cláudio. Enquanto Cid, em uma crise indisfarçável, escondeu-se ensimesmado, Ivo declarou seu apoio aberto a Izolda Cela, governadora do Ceará que acabou de se desfiliar do PDT. Ciro, por sua vez, não perdoou a atitude da professora e já começou a detonar o seu governo.
Capitão Wagner (UB) segue liderando as pesquisas e se beneficia ainda mais com o racha dos seus adversários. Com a adesão recente do PL, partido do presidente Bolsonaro, fortaleceu-se ainda mais. Porém não oferece a contrapartida. Continua covardemente sem falar no nome do presidente da República. Dra. Mayra Pinheiro, conhecida nacionalmente pelo seu grandioso trabalho no Ministério da Saúde e por ter enfrentado vigorosamente com profundos argumentos as investidas dos algozes fantasmagóricos da CPI da Covid-19, é um forte nome para vice na chapa do Capitão.
É bem verdade que o racha da situação centraliza o foco da grande mídia e polariza a opinião pública momentaneamente. Mas tão logo a campanha eleitoral tome corpo, o Capitão voltará ao centro da grande mídia.
Do lado do Capitão, só alegrias. Do outro lado, briga de foice no escuro. Cid tenta apaziguar os ânimos entrando em contato com Camilo e outros outrora parceiros que hoje estão com Elmano. Mas não tem retroescavadeira que barre os arroubos intempestivos do Ciro.