As cúpulas do MDB e do PT esperam para hoje (20.07) o desfecho do processo de negociação para a composição da chapa majoritária Eunício Oliveira (MDB) e Fernando Santana (PT), respectivamente governador e vice.
Fechado o acordo com o ex-presidente Lula e com o vice-presidente nacional do PT, o deputado federal cearense Guimarães, Eunício, para lançar sua pré-candidatura majoritária e colocar seu partido para rumar ao lado do petismo, precisa agora fechar com Camilo Santana (PT), ex-governador desincompatibilizado que será candidato ao Senado.
Como sabemos, o PT cearense é melindroso e Camilo tem grande peso no partido. Não só por ter saído recentemente do Palácio da Abolição nem por ser da corrente majoritária do petismo no estado, mas também por possuir grande influência em parcela do PDT integrada por deputados, prefeitos e pela própria governadora Izolda Cela. Aliás, é muito provável que parte do partido dos Ferreira Gomes assuma compromisso com Camilo dando um coice em Ciro e Cid.
Dependendo da conversa com Camilo que, segundo fonte segura, ocorrerá essa tarde, Eunício já pode considerar-se pré-candidato majoritário. Ele e o ex-governador já foram vistos juntos em várias ocasiões e sempre sorridentes um para o outro. Se sorriso valer alguma coisa, está estabelecida a parceria.
Uma possível - e cada vez mais próxima - chapa Eunício/Fernando será um pesadelo para os Ferreira Gomes. Se Ciro já detona Lula no cenário nacional, agora o que fará com Camilo no cenário estadual?