Depois da denúncia de que a Central de Marcação da Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro do Norte/CE não estava recebendo receituários e encaminhamentos para exames e cirurgias com as assinaturas dos médicos e ex-prefeitos Raimundão e Zé Arnon, a Secretária Francimones Albuquerque foi aos meios de comunicação dizer que isso não acontecia. Entretanto, tal prática não só acontecia como continua acontecendo.
Esta semana, uma paciente levou as solicitações médicas para a Secretaria de Saúde mas, a princípio, não foi atendida, pois estavam assinadas por um dos dois médicos já mencionados. Depois de muito pelejar, foi orientada por Francinaide, do setor, a ir até a Central de Marcação. Lá, foram marcadas três das solicitações, ficando as quatro restantes para o dia 22.
Entretanto, antes de conseguir a marcação das três solicitações, telefonou para Dolores, tia do prefeito Glêdson Bezerra (PODE) que hoje é uma das pessoas que tem poder de mando na Central. Daí foi travada uma acalorada conversa que acabou tendo como alvo o ex-prefeito Zé Arnon conforme algumas passagens transcritas abaixo do áudio da paciente que narra o teor da conversa.
"- Dolores, por que é que a gente vem com uma consulta aqui e não estão marcando porque é de Dr. Raimundo e de PJ? Mulher, se não tem médicos, por que vocês não liberam para quem está atendendo receber as consultas?
- De Dr. Raimundo até lá às vezes dá certo, mas tem gente que tava vindo de Mauriti e não sei de onde.
- Então vocês barrem esse povo. Agora quem é do Juazeiro vocês estão é perseguindo.
- Tão batendo nas portas aí consultando. No Parque São Geraldo, aquele fila da * do Arnon tá consultando na casa de Geraldo. Na Palmeirinha, na casa de num sei quem. E Raimundão...
- Mas Raimundão foi eu que fui lá porque eu não venho pr'aqui três horas da manhã pra conseguir uma consulta não. No posto você vai doente e tem que marcar pra oito dias depois.
- Não, mulher. Deixa eu te explicar. De Raimundão a gente até aceita, agora desse fila da * desse Arnon. Eu tô com ódio dele."
Nesse momento, a paciente diz que a tia do prefeito afirmou que estão pagando é gente para mapear as consultas de Zé Arnon e vigiá-las. A narrativa retorna com um desabafo de Dolores.
"- Pense num ódio que eu tô desse homem. Eu tô louca pra ver ele e dizer a ele que eu odeio ele.
- Oxente! Tu não sabe onde ele tá consultando? Vai lá e diz a ele.
- Não é politicagem que eles querem. Nós estamos fazendo é politicagem mesmo. Estamos botando é pra f* mesmo."
Segundo a paciente, Dolores disse mais diversas coisas odiosas contra o ex-prefeito. Dolores é a mesma que foi gravada no início da gestão levando uma paciente para furar a fila quando a Central de Marcação passou a funcionar no Ginásio Poliesportivo.
Glêdson Bezerra vivia sob a asa de Raimundão e tinha aproximadamente duzentos cargos comissionados nos dois primeiros anos do governo Zé Arnon. Como gratidão não é uma qualidade do atual prefeito, a população juazeirense entende perfeitamente essa "politicagem" - como bem disse a tia do prefeito - que a atual gestão está fazendo.
Os mesmo modes operantes