Ontem (04.06), na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte/CE, o MDB lançou suas pré-candidaturas a deputado pelo Município. O evento, que estava marcado para iniciar às 9 h, começou depois das 10 h porque esperava a chegada do presidente do partido no estado, o empresário Eunício Oliveira.
Dentre os(as) pré-candidatos(as), a biomédica Cássia Saldanha que é especialista em Saúde da Mulher, a servidora pública Darla Lobo, a vereadora Jacqueline Gouveia da causa animal, o empresário Júnior Feitosa do ramo de bares e restaurantes e o radialista Francisco Fabiano.
O MDB pretende fortalecer sua base estadual e Juazeiro do Norte/CE tem um grande peso nessa estratégia. O jogo político no Ceará está em aberto e muitas possibilidades podem ocorrer. Eunício pode simplesmente ser candidato a deputado federal, como está posto, apoiar Isolda Cela (PDT), apoiar Capitão Wagner (UB), apontar o vice em uma possível chapa encabeçada pelo PT - caso se configure o racha com o PDT - ou até mesmo ser candidato a governador da esquerda com o aval de Lula (PT).
Ausência
O evento que lançou as pré-candidaturas não contou com a presença de Animal das Pistas. O atleta campeão cearense e brasileiro e detentor de uma medalha internacional se filiou ao MDB com o objetivo de ser candidato a deputado federal, uma vez que fora preterido pelo Avante acerca dessa sua intenção. Esporte e saúde seriam suas prioridades.
Afirmando que a discussão sobre sua pré-candidatura já estava acertada com o partido, Animal ficou chateado por sequer ter sido convidado para o evento de lançamento. Considera que o MDB não foi fiel com o que foi acordado.
Semanas atrás, conversei com a dirigente emedebista Cássia Rejane acerca da pré-candidatura de Animal. Cássia me falou que não sabia sobre isso, uma vez que a filiação do atleta se deu em nível estadual e não em Juazeiro do Norte.