Ao término da sessão legislativa de ontem (17.05), em Juazeiro do Norte/CE, o Repórter Juá entrevistou vereadores (VEJA O VÍDEO) acerca do retorno do presidente Darlan Lobo (PTB), do vice-presidente Capitão Vieira (PTB) e do vereador Beto Primo (PSDB) à Câmara Municipal.
Os três edis falaram sobre o acontecimento, bem como se posicionaram o vereador William Bazílio (PMN), que durante os 180 dias de afastamento assumiu a presidência da Casa, e o vereador Janu (Republicanos).
Os três edis foram por afastados por 180 dias por determinação judicial a pedido da operação Públio Vatínio desenvolvida pela Polícia Civil. O retorno deles ao parlamento local está sendo, com a cassação do vereador David Araújo (PTB), o assunto político mais comentado no Município.
William Bazílio, o Bilinha, disse que deixa a presidência da Casa de "cabeça erguida", "pela porta da frente e com a sensação do dever cumprido". Janu disse que o retorno de Darlan "veio no momento certo" porque a Câmara Municipal estava "passando por uma série de turbulências" e o presidente chegou colocando ordem no plenário. Já Beto Primo não escondeu seu contentamento e o Capitão Vieira explicou que seu afastamento "em nada envolve a questão de crimes contra a administração pública" e que tem a certeza que terminará seu mandato. O presidente Darlan afirmou que "a Câmara é maior" que os fatos ocorridos e os vereadores têm "é que trabalhar e ajudar cada vez mais a população de Juazeiro do Norte".
Nas próximas sessões, a população juazeirense verificará de fato as mudanças - e o caráter dessas mudanças - que devem processar-se a partir desse rearranjo de forças e procedimentos. Por ora, vislumbra-se apenas as impressões de um impacto inicial.