Juazeiro do Norte/CE ficou surpreso quando foi anunciada a pré-candidatura de Elizabeth Oliveira, a mãe do prefeito de Juazeiro do Norte/CE, a deputada federal pelo Republicanos. Mas ficou mais surpreso ainda quando, ontem (10.05), o próprio Glêdson Bezerra (PODE) comunicou a desistência de sua mãe da futura candidatura, alegando, para isso, que fora uma decisão de caráter familiar.
Mas por que pessoas que são tão apegadas ao poder como um carrapato é apegado ao coro de um pé-duro desistiram tão antecipadamente da candidatura? O Sovaco de Cobra, sem medo de errar, aponta três possibilidades.
A primeira é a de que tal anúncio da desistência não passa de um blefe para evitar denúncias - que já estavam preparadas - da utilização da Central de Marcação como comitê eleitoral antecipado da senhora Elizabeth. Se esse for o caso, a denúncia - ou as denúncias - acontecerão tão logo ela registre sua candidatura para que a mesma seja impugnada.
A segunda é que tenha havido um esvaziamento do Republicanos, impossibilitando eleitoralmente as pretensões de Elizabeth.
Por fim, tal desistência pode ser creditada a um problema grave de saúde. Segundo quem participou da subida ao Horto na Sexta-Feira Santa, Elizabeth não aguentou subir a ladeira. Em sendo caso de doença, mesmo sabendo que o governo Glêdson Bezerra faz a pior administração da Saúde Pública juazeirense que já vi, não desejo o mal da senhora mãe do prefeito. Ao contrário, desejo-lhe boa recuperação.
Entretanto, se esse for o caso, essa recuperação será um pouco conturbada com o tanto de avalanches que estão por vir como respostas às ilicitudes do governo municipal do seu filho. Aconselho a senhora Elizabeth a andar com um médico a tiracolo, pois estão por vir fortes emoções. Mas, para quem está no poder, conselho de opositor não tem validade.