O Sovaco de Cobra fez várias matérias acerca da antecipação da mesa diretora da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte/CE sempre se colocando contra a medida. Não é agora que mudaremos a nossa posição, pois nossa postura é embasada na coerência. Apenas esperávamos o momento certo para dar a notícia de forma mais apropriada. Pressa demasiada não é nossa característica, a não ser que o furo assim exija. Eis que a hora de voltar a falar sobre o assunto chegou.
Por decisão de ontem (06.05), do juiz Francisco José Mazza Siqueira, da 2ª Vara Cível da Comarca de Juazeiro do Norte, a eleição, que estava marcada para segunda-feira (09.05), foi suspensa "até ulterior deliberação judicial". Caso a decisão não seja cumprida, será aplicada multa diária de R$ 50 mil até o limite de três dias, ou seja, poderá chegar a R$ 150 mil.
Fruto de litígio, judicialização e debates fervorosos, cansativos e burocráticos, a proposta conseguiu até mesmo juntar vereadores da situação e da oposição em blocos contrário e a favor.
Para os vereadores contrários à proposta, existem contra o processo de antecipação eleitoral legislativa várias provas de desrespeito ao regimento interno, problemas relativos à autoria e à insuficiência de assinaturas e até mesmo manipulação do prazo de inscrição da chapa. Já para o setor jurídico da Casa, a proposta seguiu todos os trâmites legais necessários.
Entretanto, o MM. Francisco José Mazza Siqueira decidiu por atender à ação dos vereadores contrários e determinou, "COM URGÊNCIA", a imediata suspensão da eleição.
A quem diga que o açodamento da eleição da mesa diretora tenha a ver com o possível retorno do presidente afastado Darlan Lobo (PTB) ao comando do Legislativo, uma vez que o prazo dos 180 dias de afastamento termina no próximo dia 17. Com Darlan, a proposta seria escanteada, já que o vereador é parte do bloco que considera que todo o processo inerente à supracitada proposta está eivado de vícios e, portanto, sem legitimidade.