Divulgada neste domingo (1), pesquisa do Instituto Invox Brasil mostra as intenções de voto para o governo do Ceará em cenários estimulados, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados às pessoas entrevistadas. No levantamento, são testados os nomes de seis cotados. Pelo PDT, na ala governista, aparecem Roberto Cláudio, Izolda Cela, Evandro Leitão e Mauro Filho. O quarteto é analisado contra Capitão Wagner (União Brasil) e Adelita Monteiro (Psol).
Primeiro cenário
O pré-candidato Roberto Cláudio aparece com 39% dos votos, empatado na margem de erro com Capitão Wagner, que registra 37%. Por sua vez, Adelita Monteiro tem 5%. Brancos e Nulos somam 12%. Não Sabe/Não Respondeu ficam em 7%.
Segundo cenário
Mudando o candidato do grupo governista, quem aparece em primeiro lugar é Capitão Wagner, com 45% dos votos. O deputado federal Mauro Filho tem 23% e Adelita Monteiro 8%. Brancos e Nulos somam 16%, Não Sabe/Não Respondeu 8%.
Quarto cenário
Capitão Wagner tem 51% dos votos. Na sequência aparecem o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, que marca 13%, tecnicamente empatado com Adelita Monteiro, que registra 12%. Brancos e Nulos somam 18%, enquanto Não Sabe/Não Respondeu ficam em 6%
A pesquisa foi contratada pela Platinum Comunicação e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob protocolo CE-09324/2022. Os pesquisadores realizaram as entrevistas entre os dias 22 e 25 de abril, com 1.602 cearenses. O instituto passou por 58 municípios do Ceará, incluindo Fortaleza. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2,45 pontos percentuais para mais ou para menos.