O deputado federal Daniel Silveira e seu partido, o PTB, estão empolgados com a possibilidade de disputar uma vaga ao Senado. Mas a candidatura esbarra em um problema: Bolsonaro já tem candidato no Rio.
O atual senador Romário, que tenta a reeleição, não apenas tem o compromisso do também senador Flávio Bolsonaro de que será o candidato bolsonarista, como pertence ao mesmo partido de Bolsonaro, o PL.
Romário disse para uma reportagem do site Metrópoles que o candidato de Bolsonaro é ele e isso não vai mudar:
“O candidato do Bolsonaro ao Senado no Rio sou eu. O presidente está filiado ao PL. Eu estou filiado ao PL. Daniel Silveira tem o direito de pretender receber o apoio, mas não acredito que o presidente vá fazer isso. Se Bolsonaro pedir voto para os dois, vai acabar beneficiando a esquerda”, disse Romário.
E a advertência de Romário faz sentido. A divisão dos votos dos conservadores beneficiaria o candidato ao Senado do PT, André Ceciliano, atual presidente da ALERJ e o político mais poderoso do estado do Rio atualmente.
Ao contrário de 2018, quando dois senadores foram eleitos em cada estado, este ano será uma cadeira por unidade da federação.