Glêdson Bezerra era do Partido da Mobilização Nacional (PMN). Glêdson foi para o Podemos e William Bazílio, o Bilinha, filiou-se ao PMN. Glêdson foi eleito prefeito e Bilinha vereador. Mas dia 18, Bilinha, que está ocupando interinamente a cadeira de presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte/CE, poderá ser o novo prefeito juazeirense.
Dois estilos diferentes, duas posturas. Glêdson tem um discurso populista e demagógico, uma postura arrogante e aceita todo jogo para chegar ao poder. De uma só vez, traiu dois lados de uma mesma moeda para chegar à presidência do Legislativo e foi eleito prefeito com um discurso completamente diferente de sua prática à frente da Prefeitura. Bilinha é aberto ao diálogo, tem um discurso fraterno, mas uma postura firme. Não demonstra ser um mero oportunista. Dia 18, a votação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidirá o futuro político-administrativo de Juazeiro do Norte e mostrará qual dos dois será o prefeito.
Acabou o lero-lero. O julgamento dos embargos que pedem a cassação da chapa por abuso de poder econômico e que tem o empresário Gilmar Bender como pivô - Gilmar foi condenado recentemente, a menos de dez dias, pelo mesmo motivo, em primeira instância - está com data marcada e anunciada.
Embargos são recursos contra a decisão de juízes ou coletivos como o TRE. No caso específico, os desembargadores terão que explicar o motivo de terem votado contra ou a favor da chapa no julgamento que absolveu Glêdson, Giovanni e Gilmar no dia 6 de agosto de 2021. Na ocasião, o placar foi de 5 X 2 em uma votação extremamente suspeita onde o presidente do TRE votou mesmo sem necessidade.
Agora, segundo os bastidores, o placar pode ser diferente. Dizem que a própria relatora do processo, Kamile Moreira Castro, modificará seu voto. Entretanto, a batalha não será fácil, pois, segundo me informaram, existe ainda uma força política atuando para livrar o prefeito e o vice da cassação e os três acusados da inelegibilidade por 8 anos.
Comprem o refrigerante, a cerveja ou a champagne, acendam o fogo do churrasco, façam as apostas, comprem os apitos e coloquem gasolina no carro, pois dia 18 está "em riba". Nesse dia, a festa será grande. Todos acordarão ansiosos, mas só um lado sairá gargalhando.
P. S: Como a atual gestão não chegou à metade do mandato, caso o prefeito e o vice sejam afastados, haverá nova eleição municipal. O Bilinha será o prefeito interino até a definição do novo pleito.