Alguém duvida que o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) é de direita, conservador? Não. Alguém duvida que o PTB apoiará a reeleição de Bolsonaro? Não. Mas em Juazeiro do Norte/CE é diferente.
O vereador Romão França (PTB), suplente que assumiu recentemente em virtude do afastamento temporário de dois vereadores do partido por ordem judicial - os dois estão sendo investigados pela Operação Públio Vatínio -, propôs à Câmara Municipal a entrega da Medalha de Mérito do Poder Legislativo ao ex-presidente e ex-presidiário Luís Inácio da Silva. A proposta foi aprovada por absoluta maioria, inclusive com os votos dos demais vereadores do partido. O único voto contrário foi o do vereador Jesualdo Duarte (PSDB) que é declaradamente bolsonarista e enxerga Lula como o símbolo máximo da corrupção nacional.
Quando Darlan Lobo (PTB) e Capitão Vieira (PTB), respectivamente presidente e vice do Poder Legislativo juazeirense, foram afastados por determinação judicial em virtude da Públio Vatínio, prontamente o diretório estadual do partido se manifestou em apoio à determinação judicial. Mas não vi a mesma celeridade do mesmo diretório em relação à homenagem a Lula. Coisas da política.
Bom diaHouve sim, por parte do Diretorio Estadual e Municipal uma nota de repudio com relação a essa excrescência por parte de vereadores do PTB de Juazeiro do Norte