A saída do prefeito de Potengi/CE Edson Veriato do PSOL para o PT fez com que azedasse de vez sua relação com o presidente da Câmara Municipal, o vereador Aílton Leite (PSOL). Antes correligionários, agora o prefeito e o presidente do Legislativo, que já vinham com as relações estremecidas desde o final de 2021, tornaram-se antagônicos.
Com a negativa do prefeito - agora petista - em pagar o rateio do FUNDEB, assumindo uma postura idêntica à do prefeito Antônio Filho (PDT) de Antonina do Norte/CE, Aílton Leite já declarou estar ao lado dos profissionais da Educação, a quem de fato pertencem as verbas do FUNDEB. O presidente disse que os professores podem contar com ele e, inclusive, está articulando uma sessão extraordinária para discutir a questão.
Segundo relato que chegou ao Sovaco de Cobra, Veriato disse que não havia dinheiro a ser rateado, pois não havia sobras. Aílton se contrapôs dizendo que solicitará da Prefeitura toda a contabilidade relativa ao FUNDEB.
Nesse primeiro momento de embate, o presidente da Câmara sai em vantagem, uma vez que se coloca ao lado do servidor público municipal da Educação em defesa de um direito que é legal e legítimo.