Na manhã de hoje (1), o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará cassou o mandato do vereador David Araújo (PTB), de Juazeiro do Norte/CE, ratificando a sentença em primeira instância do juiz Giacumuzaccara Leite Campos da 28ª Zona Eleitoral que proferiu a decisão o condenando por obtenção de sufrágio ilícito através de abuso do poder econômico (compra de voto) conforme documentação oriunda de investigação da Polícia Federal (PF).
O julgamento de David no TRE tinha iniciado no dia 10 de novembro quando o desembargador juazeirense Raimundo Nonato pediu vista. Na ocasião, o placar estava de 2 a 1 em favor da cassação.
David, vereador da base do prefeito Glêdson Bezerra (PODE), ainda recorrerá ao próprio TRE, através dos embargos, garantindo ainda seu mandato, segundo afirma o advogado de defesa Luciano Daniel (VEJA O VÍDEO).
A dúvida momentânea da população é quem assumirá a vacância, caso realmente David seja afastado, já que dois suplentes do mesmo partido assumiram recentemente, mesmo de forma provisória, duas vagas no parlamento juazeirense, e o terceiro suplente, Testinha, tirou apenas 253 votos. Considerando que os votos de David, caso seja afastado, não serão mais contabilizados para a escolha sucessória já que, segundo a Justiça Eleitoral, foram votos ilícitos, o PTB passa a não ter mais o coeficiente eleitoral para colocar outro vereador na Câmara, perdendo, assim, uma vaga no Legislativo local.
Se o critério for o de mais votado, o próximo da lista é o ex-vereador Preto Macêdo (MDB) que em 2020 tirou 1.861 votos. Entretanto, o mais provável é que assuma o suplente da chapa que somou mais votos depois do PTB.
Por outro lado, caso Darlan Lobo e Capitão Vieira, ambos do PTB, retornem à Câmara Municipal, o que é uma possibilidade concreta, Auricélia poderia ser efetivada na vaga de David. Porém, essa possibilidade também deixa margem a dúvidas, pois se os votos de David não mais forem contabilizados, ainda teria o PTB coeficiente suficiente para garantir a permanência de Auricélia?
Mas, enquanto todo mundo já discute quem assumirá ou não a vacância, David continua vereador.