Indiciado em 2018 por atirar em seu caseiro e portar arma de fogo ilegalmente, o empresário Yuri Bruno Alencar Araújo, mais conhecido como Yuri do Paredão ou simplesmente Yuri Paredão, quer atirar na política juazeirense.
Financiador e coordenador da campanha da vereadora Yanny (PL), sua irmã, Yuri, empresário do ramo de entretenimento, foi responsável pelo deslanchar da carreira do cantor Jonas Esticado. É conhecido também por sua participação na edição do Juaforró que virou escândalo e foi responsável pelo fim do evento.
Segundo informações chegadas ao Sovaco de Cobra, o empresário tem se reunido com o líder do prefeito Glêdson Bezerra (PODE), o vereador Rafael Cearense (PODE), e o deputado federal Júnior Mano (PATRI) - com este em Brasília - para articular a queda da oposição representada pela maioria dos vereadores de Juazeiro do Norte/CE e que contava, até recentemente, com a participação de sua irmã.
Essa mudança repentina de lado pode estar relacionada com o empenho suspeito de R$ 800 mil que a Prefeitura fez para a empresa de Yuri e que teve como contrapartida o depoimento do empresário para evitar que o Parecer do Ministério Público fosse favorável ao fim das medidas cautelares contra o policial e youtuber João Paulo Teixeira Ramos. Mas, ao que parece, o acordo entre Yuri e o governo municipal foi algo maior que o depoimento "mentiroso e comprado" segundo João Paulo. Parece que o empresário quer ir além e interferir na escolha da próxima mesa legislativa do parlamento local. Ao menos é o que sugere uma conversa em um grupo político de WhatsApp.
Nessa conversa (VEJA OS PRINTS ABAIXO), o empresário deixa escapar para a jornalista Karol Matos Dantas que a eleição da futura mesa diretora da Câmara Municipal já está resolvida. Bola de cristal, blefe ou um esquema que está sendo montado? Pelos encontros de Yuri e pela mudança de comportamento de Yanny, que andou faltando muitas sessões, parece que é a terceira opção.
Essa conversa no WhatsApp aconteceu antes da última sessão legislativa juazeirense onde a vereadora Yanny apresentou uma proposta ao regimento interno para antecipação da eleição para a composição da mesa diretora. Seria muita coincidência se as evidências não fossem tão claras.
Está em curso uma tentativa alheia ao parlamento de interferência/ingerência política sobre o próprio parlamento. Caso essa afirmação do empresário de que "a eleição lá [da mesa diretora] já está resolvida" represente, de fato, uma tentativa externa de intromissão em assuntos que são de competência exclusiva da Câmara, estaremos diante de um ataque ao legislativo juazeirense que pode - ou não - ameaçar a oposição, mas que fere diretamente a base do prefeito ao se sujeitar à perda da independência política.
Vejamos o que vem adiante.
Kkk.Dinheiro na mão é vendaval.Esquemas atrás de esquemas e nada foi feito e nada será feito.
No início do ano houve uma reunião onde ele garantia a vinda de dez milhões em emendas do Júnior mano só que 30% teria que retornar para eles o prefeito gledson não fechou na época, mas me parece que fechou agora por conta de pagar o depoimento leviano do mesmo na delegacia do fuxico! Mas que até agora me ouvir que é bom nada!