Vergonhoso. Lamentável. Ato irresponsável. Atentado contra a democracia e a municipalidade. Ultraje à cidadania. Como qualificar a ação orquestrada da bancada do prefeito que se tornou hábito e envergonha o parlamento juazeirense?
Mais uma vez a sessão legislativa não aconteceu por falta de quórum em uma debandada comandada pelo próprio líder do prefeito, o vereador Rafael Cearense, que ontem (24), chamou claramente seu colega Márcio Joias para se retirar da sessão. Isso poucas horas depois de dar uma entrevista cobrando que a sessão acontecesse por ter duas matérias importantes em pauta. "A gente fica triste porque a sessão ficou prejudicada", falou o líder do prefeito pela manhã a uma emissora de rádio local se referindo a uma sessão anterior "prejudicada" por sua própria base.
Rafael Cearense, que até pouco tempo era admirado até por pessoas da própria oposição ao governo municipal, está aprendendo cedo o jogo da demagogia. Pela manhã falou à população que desejava que a sessão acontecesse e à tarde chamou seu colega de bancada para se retirar para que a sessão não acontecesse. Jogo teatralizado que está sendo observado por quem acompanha as sessões do Legislativo juazeirense.
Com um jogo surrado de manobras, a base do prefeito busca incessantemente esvaziar ou obstruir as sessões com o único objetivo de manchar a imagem da Câmara Municipal. Esquece, porém, que as sessões são transmitidas ao vivo e uma parcela da população acompanha o que se processa dentro do plenário da Casa. Os internautas que veem as sessões sabem quem são os vereadores que estão boicotando o trabalho parlamentar.
"Pra nós é muito cômodo. Nós temos um bom salário, podemos dormir até mais tarde, mas nem todo mundo tem esse privilégio. (...) Então espero que nas próximas sessões nós possamos, então, entrar com um bom senso aqui, votar essas matérias e assim ajudar a população, de verdade, do nosso sítio", disse Rafael na entrevista da manhã. À tarde queimou a língua, boicotou a sessão e chamou seu colega para fazer o mesmo; não fez jus ao "bom salário" que recebe para "dormir até mais tarde" desrespeitando a população que não "tem esse privilégio". Parece que o vereador líder do prefeito está aprendendo direitinho com o prefeito que é seu líder: dizer algo para, em seguida, descumprir.
Não é disso que Juazeiro do Norte/CE precisa. Não é isso o que o povo juazeirense espera.
É lamentável.
É lamentável.
Phoda com ph os mesmo modos operante de outrora