Ansiedade, adrenalina, nervos à flor da pele. Juazeiro do Norte/CE está envolvido no clima da votação da cassação da chapa Glêdson Bezerra (Podemos) e Giovanni Sampaio (PSD). A sessão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) começará logo mais, às 9 h, e poderá estender-se até meia-noite. Será realizada através de videoconferência.
Além da cassação da chapa, serão votados outros temas e assuntos de outros municípios, o que poderá aumentar ainda mais a ansiedade da população juazeirense, tanto daqueles que querem a permanência como os que defendem a cassação. Hoje, portanto, será um dia mais tenso que os anteriores.
Segundo fonte segura, em uma reunião acontecida no gabinete do prefeito, sexta-feira, o clima já estava alterado. Um dos homens fortes da gestão chegou a dizer que resolveria a questão de todo jeito. Durante os primeiros dias da semana, apoiadores de Glêdson e Giovanni falaram que o placar já estava definido e favorável à chapa que seria vitoriosa com 4 votos contra a cassação e 2 a favor dela. Ao comentar sobre isso em seu programa radiofônico matinal na Tempo FM, Francisco Fabiano acabou envolvido em uma polêmica com o vice-prefeito. Coisas do momento.
É preciso serenidade, equilíbrio emocional, independente do resultado da referida sessão, se pela cassação ou não. Chorar ou rir, ganhar ou perder, acertar ou errar, tudo isso faz parte do processo democrático.
A realidade está posta, as cartas estão na mesa e não há espaço para blefe. Pela manhã, à tarde, à noite ou tarde da noite saberemos se Juazeiro do Norte, assim como aconteceu em Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca, terá eleição complementar.
Caso a cassação seja aprovada e, consequentemente, ocorra um novo pleito eleitoral, uma recomendação aos futuros candidatos: não peçam o apoio de Lula, pois até agora Fitinha está chorando em Missão Velha.