Hoje (2) os municípios cearenses de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca acordaram com novos prefeitos definidos pelas eleições complementares de domingo (1) como resultado da cassação do mandato de seus respectivos ex-prefeitos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Em Martinópole, o vitorioso foi Francisco Ediberto de Souza, o Betão do James Bel (PP), com 50,58% dos votos válidos contra 49,42% de Júnior Fontenele (PL). A diferença que levou à vitória do candidato do prefeito cassado foi de apenas 98 votos. Compareceram 8.657 eleitores às urnas.
Em Missão Velha, Luiz Rosemberg Dantas Macedo Filho, o Dr. Lorim (PDT), venceu com 52,84% dos votos válidos contra 47,16% de Fitinha (PT) que era vice do prefeito cassado Dr. Washington Macedo (MDB). 23.624 eleitores participaram do processo eleitoral.
Em Pedra Branca, Matheus Pereira Mendes, o Matheus Góis (PSD), venceu com 54,5% dos votos válidos contra 45,5% do Padre Antônio, de um total de 24.705 eleitores, sendo a maior diferença das eleições ocorridas ontem.
Missão Velha e Juazeiro do Norte
Missão Velha inaugurou ontem a pré-campanha eleitoral presidencial no estado com a disputa direta entre o candidato vitorioso de Ciro e a candidata derrotada de Lula. Ciro e Lula, que se encontram cada vez mais distantes, disputarão a ferro e fogo os votos do Ceará, caso o ex-presidente e ex-presidiário esteja, no período eleitoral de 2022, apto a ser candidato presidencial.
Já em Juazeiro do Norte, muitos continuam à espera de uma nova eleição, tal qual aconteceu nos três municípios que elegeram seus prefeitos ontem. Cassada em primeira instância e com Parecer do Ministério Público Eleitoral favorável à decisão do juiz Giacumuzzacara, da 28ª Zona Eleitoral de Juazeiro do Norte, a chapa Glêdson Bezerra/Giovanni Sampaio terá seu destino definido em breve. Mediante o que foi delineado até o momento, muitos esperam a cassação. Segundo conversas de bastidores, a decisão do TRE acontecerá ainda em agosto. Caso isso se confirme e a decisão seja favorável ao Parecer, Juazeiro do Norte terá nova eleição entre outubro e novembro de 2021.