Neste domingo (1), três municípios cearenses terão nova eleição para prefeito: Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca que tiveram os mandatos de seus respectivos prefeitos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Os três municípios representam atualmente 1,118% do eleitorado cearense, o que equivale a 69.525 eleitores, sendo 9.536 em Martinópole (0,153%), 27.676 em Missão Velha (0,445) e 32.313 em Pedra Branca (0,520%) que é o maior colégio eleitoral dos três municípios.
Esses números aumentaram desde a última eleição que aconteceu ano passado quando os três municípios representavam 1,112% do eleitorado cearense com 68.965 eleitores, demonstrando um acréscimo atual de 0,006% que equivale a 560 eleitores. Nesse período, Martinópole ganhou 248 eleitores, Missão Velha 142 e Pedra Branca 170.
Martinópole fica vizinho a Uruoca, Granja e Senador Sá e é pertencente à 25ª Zona Eleitoral. Missão Velha se situa na Região Metropolitana do Cariri e é pertencente à 16ª Zona Eleitoral. E Pedra Branca, situado na microrregião do Sertão de Senador Pompeu, representa a 59ª Zona Eleitoral.
Missão Velha tem a disputa mais acirrada
O grande acirramento da disputa eleitoral em Missão Velha já foi confirmado no curto período de campanha eleitoral através de denúncias envolvendo os dois lados. É aqui onde a disputa entre os pré-candidatos à Presidência da República, Ciro Gomes e Lula, processa-se de maneira mais clara e direta.
Dr. Lorim (PDT) é o candidato dos Ferreira Gomes, ou seja, de Ciro, e conta também com o apoio de deputados como André Figueiredo (PDT), Patrícia Aguiar (PSD) e Domingos Neto (PSD). Foi derrotado nas eleições do ano passado no Município.
Fitinha (PT) é a candidata de Lula e conta com o apoio dos deputados Guimarães (PT), Fernando Santana (PT) e Guilherme Landim (PDT) que acabou traindo a fidelidade partidária. Era vice do prefeito eleito em 2020, Dr. Washington Macedo (MDB), cassado por improbidade administrativa.
O clima político em Missão Velha segue a temperatura elevada entre Ciro e Lula, onde, semana passada, o presidenciável pedetista afirmou que "não há mais dúvida que Lula vai continuar protegendo os mais ricos, como fez em seu governo" e que "a máscara do Lula caiu e revelou que suas ideias estão mais velhas do que nunca".
Hoje à noite saberemos. Mas, por ora, fica a pergunta: Em Missão Velha dará Ciro ou Lula?