Quebrando o jejum de títulos internacionais (o último foi em 1993), a Argentina conquistou, ontem (10), o seu 15º título da Copa América com um gol histórico de Di María, dando o primeiro título a Lionel Messi que, aos 34 anos, realizou o seu grande sonho de ser campeão pela seleção do seu país.
Enquanto a maioria absoluta dos brasileiros estava triste com a derrota, um brasileiro que vive fora do País, o ex-deputado federal pelo PSOL da Bahia, Jean Wyllys, comemorava a derrota brasileira. Em vista de seu posicionamento, comentou: "Não entendo nada de futebol. Mas estava torcendo para a derrota da Seleção Brasileira. Neste momento, essa derrota significa menos poder ao fascismo. Aqui os argentinos fazem festa. E eu os aplaudo. Um novo Brasil nascerá após a derrota dos fascistas, e só então torceremos por ele".
Jean Wyllys representa a visão torpe da esquerda brasileira que analisa o mundo a partir da ótica de um fundo de garrafa com seus preconceitos ideológicos e reducionistas.
O futebol, assim como o carnaval, o samba, o forró e a feijoada são instituições da cultura nacional, realidades inerentes à identidade cultural do nosso povo. Mas, como ele próprio disse, não entende nada de futebol. E, com certeza, não entende nada de sentimento nacional.