Por trás da relativa calma acerca da cassação da chapa Glêdson Bezerra/Giovanni Sampaio, respectivamente prefeito e vice-prefeito de Juazeiro do Norte/CE, existe uma efervescente expectativa nos bastidores da política local em relação à decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que deve acontecer em breve. A nova eleição para o Executivo de Missão Velha, município vizinho, que já está marcada para o dia 1º de agosto, deve aumentar a ansiedade da espera juazeirense.
O prefeito e o vice de Juazeiro do Norte foram cassados por abuso de poder econômico onde gastos não declarados embalaram o final da campanha eleitoral. A decisão pela cassação veio após a análise de duas ações que apresentavam denúncias robustas sobre utilização de helicóptero da empresa Tecnolity, distribuição de gasolina a eleitores e mais de R$ 80 mil com outros gastos, tudo financiado pelo empresário Gilmar Bender, maior financiador da chapa vitoriosa. Baseado nas provas apresentados pelos denunciantes, o juiz da 28ª Zona Eleitoral, Giacumuzzacara Leite Campos, proferiu sentença pela cassação. Em seguida, a promotora Lívia Maria de Sousa, da Procuradoria Eleitoral do Ceará, apresentou Parecer corroborando com a decisão do juiz.
Diante dessa situação e da iminência do julgamento da cassação pelo TRE que, caso reafirme a sentença provocará a imediata saída de Glêdson e Giovanni da Prefeitura, oito pré-candidaturas já se apresentam para o possível e tão esperado pleito.
Das pré-candidaturas, duas são de mulheres: a da empresária e ex-deputada estadual Ana Paula Cruz e a da professora e ex-vereadora Rita Monteiro que, diga-se, depois de dois mandatos legislativos não pôde concorrer à reeleição por causa da atitude de Gilmar Bender em apoiar Glêdson Bezerra em detrimento do candidato dos FG/Camilo Santana, o ex-prefeito Zé Arnon, o que levou a uma intervenção nacional no diretório local do PDT que era presidido por Gilmar e ao qual Rita estava filiada.
Dois profissionais da Comunicação estarão na possível disputa: o radialista Francisco Fabiano e o jornalista Demontieux Fernandes que concorrerá novamente com o nome de guerra Demontieux Cinquentinha.
Dois empresários também concorrerão ao pleito municipal: o deputado estadual Nelinho de Freitas e Yúri do Paredão.
O ex-atleta e desportista Animal das Pistas é outro pretenso candidato e se lançará pelo Avante.
Finalizando a lista, temos o ex-deputado federal e ex-prefeito Zé Arnon, predileto de Ciro e Cid. Arnon já se filiou, inclusive, ao PDT, agremiação dos irmãos Ferreira Gomes.
O deputado estadual Fernando Santana deseja ser o candidato do governador, mas sua densidade eleitoral está muito aquém da de Arnon. E, além de ter perdido em Barbalha nas eleições de 2016, com o apoio total do governo estadual à sua campanha, o deputado é conhecido nos bastidores da política juazeirense como Fernando Promessinha. Aí não dá.
É claro que todas as pré-candidaturas postas de nada valerão caso a decisão do TRE seja pela não cassação. Mas pelo que temos visto nas últimas decisões sobre a cassação de prefeitos e vereadores, o mais provável é que Juazeiro do Norte tenha sim um outro pleito para o Executivo.