O presidente Lula (PT) ordenou que a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, cumprisse uma agenda na posse da presidente da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah, na sexta-feira (21). No entanto, a irmã de Marielle Franco ignorou a determinação do petista. As informações são do Painel, da Folha de S.Paulo.
Com a insubordinação da ministra, Lula ficou irritado e pediu ao chanceler Mauro Vieira que informasse Anielle sobre o compromisso de representar o Brasil na posse da primeira mulher a comandar a Namíbia. Vieira transmitiu a informação à ministra por telefone.
Mesmo assim, ela decidiu permanecer no Brasil. Quando foi questionada por Lula sobre a desobediência, Franco argumentou que apenas foi avisada por telefone, não tendo recebido nenhuma comunicação por escrito.
A ministra priorizou participar do lançamento do Concurso de Ideias Urbanísticas e Arquitetônicas Inovadoras para a Região da Pequena África, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que aconteceu no Rio de Janeiro.