noticias974 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Política

JUAZEIRO DO NORTE/CE: SESSÃO LEGISLATIVA HISTÓRICA

Executivo e Legislativo, mudanças no Regimento Interno e falas contundentes.

Publicada em 05/02/25 às 07:39h - 8 visualizações

Fábio Souza Tavares


Compartilhe
Compartilhar a noticia JUAZEIRO DO NORTE/CE: SESSÃO LEGISLATIVA HISTÓRICA  Compartilhar a noticia JUAZEIRO DO NORTE/CE: SESSÃO LEGISLATIVA HISTÓRICA  Compartilhar a noticia JUAZEIRO DO NORTE/CE: SESSÃO LEGISLATIVA HISTÓRICA

Link da Notícia:

JUAZEIRO DO NORTE/CE: SESSÃO LEGISLATIVA HISTÓRICA
Prefeito Glêdson Bezerra (PODE) e presidente Felipe Vasques (AGIR)  (Foto: Fotomontagem a partir de imagens da TC Câmara/Fábio Souza Tavares)

Ontem (04.02) aconteceu a sessão inaugural do exercício legislativo de 2025. Uma sessão histórica que marca o início de uma nova legislatura (2025-2028) e de um novo Legislativo juazeirense.

Assim como aconteceu na primeira sessão da gestão da saudosa ex-presidente Yanna Brena, o prefeito Glêdson Bezerra (PODE) e seu Secretário estiveram presentes. A diferença é que a composição parlamentar de antes era tóxica, raivosa, e contrária ao diálogo.

O prefeito Glêdson falou na necessidade da relação harmônica e independente entre o Executivo e o Legislativo, apontando as limitações orçamentárias da Prefeitura e abertura ao diálogo para o atendimento às demandas apresentadas pelos(as) parlamentares que correspondam aos interesses do Município, bem como a necessidade destes fiscalizarem as ações do governo municipal como forma de beneficiar o desenvolvimento da administração pública municipal.

O presidente Felipe Vasques (AGIR) também falou sobre a harmonia e a independência entre os Poderes, ressaltando que a legislatura que ora inicia será diferenciada e mostrará muito trabalho a serviço da população, como já demonstrou trabalhando com denodo durante as férias de janeiro.

O vereador Vandinho Pereira (PP), relator da nova proposta de Regimento Interno da Casa legislativa, apresentou resumidamente algumas mudanças regimentais apresentadas pela comissão que está à frente desse processo: desconto do subsídio (salário) dos(as) vereadores(as0 que faltarem às sessões sem justificativa plausível, mudança do horário das sessões de 15 h para 17 h e a realização da discussão e aprovação dos projetos depois do Pequeno Expediente. Esta última é imprescindível para evitar o que aconteceu algumas vezes na gestão do ex-presidente Capitão Vieira (MDB): Depois de duas horas vomitando coisas que não interessavam à população, não podiam votar projetos por falta de quórum.

Dentre as falas de outros(as) vereadores(as), algumas priorizaram a atenção. Auricélia Bezerra (PSB) cobrou do governador Elmano de Freitas (PT) a reforma do Memorial Padre Cícero e o pagamento do Bolsa Estudante e Rafael Cearense (PODE) falou do fato da CPI das Cooperativas Agrícolas ter sido enterrada pelos(as) vereadores(as) mesmo com provas concretas de irregularidades no fornecimento de alimentação para a Secretaria de educação (SEDUC). Apartado em sua intervenção, Rafael ouviu do vereador Alexandre Sobreira (DC) a sugestão de reabrir a CPI.

A sessão de ontem foi histórica não só pela participação do Executivo, mas também pelo fato da imensa maioria dos(as) eleitos(as) demonstrarem sua expressa vontade de fazer uma legislatura atuante, comprometida com os interesses coletivos e voltada para um relacionamento saudável com o governo municipal. Ao que tudo indica, o câncer que devorava o Legiislativo juazeirense morreu com o fim da presidência do Capitão Vieira.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 2052025
Usuários Online: 21
Copyright (c) 2025 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!