Quarta-feira (08.01), aconteceu a primeira sessão legislativa juazeirense do ano. Sua convocação foi para a votação de uma comissão especial para conduzir o processo de discussão e aprovação do novo Regimento Interno da Casa visando uma atualização que possibilite transparência em relação a este documento que determina o funcionamento da Câmara Municipal.
Apesar de ser uma sessão extraordinária, a sessão mobilizou 20 dos(as) 21 vereadores(as) pela importância da pauta. Apenas o vereador Márcio Joias (PRD) não compareceu e sua ausência não foi justificada pela Mesa Diretora.
Ao final da sessão, que durou menos de meia hora, a comissão foi eleita com 19 votos - o presidente Felipe Vasques (AGIR) não votou.
Ano passado, várias sessões deixaram de acontecer por falta de quórum e algumas sequer puderam votar projetos por não terem, no momento da votação, um número de vereadores (11) suficiente para aprovação ou rejeição das matérias.
A nova legislatura (2025-2028) se tem apresentado com um discurso diferenciado e, nesse primeiro momento, tem demonstrado disposição e ação na adoção de uma nova postura.
As pessoas que torcem contra esse novo entendimento da Casa em relação ao diálogo e à harmonia com o Executivo estão contando os dias para que a atual legislatura entre em desagregação. Terão êxito em sua perspectiva pela negativa ou não? O tempo responderá. Mas os primeiros passos parecem demonstrar que não.
E na primeira sessão extraordinária não fizeram nem alusão a morte de um edil da casa que faleceu no domingo passado, o ex vereador Adeido José, simplesmente é começar de pé esquerdo.
Oposição é salutar porém tem q ter responsabilidade ser contra só pra ser não ajuda só atrapalha