O nome de Capitão Antônio Vieira Neto já consta no site oficial da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte/CE como presidente. Após a decisão do juiz Matheus Pereira Júnior, que arquivou o processo de afastamento do vereador da chefia parlamentar, o Capitão reassumiu seu posto revalidando a votação da sessão do dia 14 de março de 2023 quando foi eleito para substituir a saudosa presidente Yanny Brena (PL).
A decisão de afastamento do vereador da presidência da Casa aconteceu em votação do plenário do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) no início de novembro e foi embasada na denúncia de 7 vereadores que justificaram o pedido de nulidade da supracitada sessão por esta não ter convocado a eleição da mesa diretora ferindo o princípio constitucional de publicidade.
Ao arquivar o processo, o juiz Matheus Pereira argumentou que uma nova eleição para a mesa diretora, a qual tem como cabeça o presidente, não seria necessária, pois o Capitão Vieira tirou 12 votos para presidente, ou seja, a metade mais um, e contaria com a mesma votação caso ocorresse uma nova sessão para a referida escolha.
Assim, independente do que pense a imprensa, Capitão Vieira volta triunfante para o executivo do Legislativo.
Não é o Sovaco de Cobra nem qualquer outro meio de comunicação quem julga o que é ou não crime, quem cometeu ou não irregularidades. Para isso, existe o Judiciário. E, nesse caso, o Judiciário restituiu Vieira à presidência.
Algumas pessoas ironizam o fato dele voltar para presidir apenas duas sessões. Mas o que conta, ao fim de tudo, é que o vereador terminará o seu mandato presidencial sem a nódoa de uma delegação inconclusa que faria parte da sua trajetória política.
Resta saber qual será a oratória do presidente restituído na sessão legislativa de hoje (17.12), a penúltima do ano. Assumirá o tom gratuitamente agressivo que caracterizou sua presidência ao longo de 2023 e 2024 ou manterá uma postura coerente diante dos desafios colocados para a legislatura 2025-2028?
De qualquer forma, seu retorno à presidência não apaga as denúncias ainda não respondidas e que estão sob a mira do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).
O Capitão retorna ao posto repleto de satisfação. Com salto alto como se estivesse desfilando em um salão repleto de ovos ou com a humildade orgulhosa como resposta ao benefício recebido?