Com chapa única, ontem (02.11) foi eleita a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) para o próximo biênio. A chapa, eleita com o voto de 44 deputados e tendo apenas o voto contrário do deputado Pastor Alcides Fernandes (PL) - Carmelo Neto (PL) não participou da votação -, traz a seguinte composição:
- Presidência: Romeu Aldigueri (de saída do PDT)
- 1ª Vice-presidência: Danniel Oliveira (MDB)
- 2ª Vice-presidência: Larissa Gaspar (PT)
- 1ª Secretaria: De Assis Diniz (PT)
- 2ª Vice-Secretaria: Jeová Mota (PDT)
- 3ª Vice-Secretaria: Felipe Mota (União Brasil)
- 4ª Vice-Secretaria: João Jaime (PP)
- Vogal: Luana Regia (Cidadania)
- Vogal: Emília Pessoa (PSDB)
- Vogal: David Duran (Republicanos).
- Fernando Santana (PT), apontado pelo governador Elmano de Freitas (PT) para a presidência da Assembleia, sequer entrou na chapa. Como diz o ditado, calça de veludo ou bunda de fora. Mas muito além do orgulho ressentido de Fernando, está o peso de Cid Gomes no cenário político estadual e a decaída do deputado petista que passa das luzes dos holofotes para as sombras do desencanto.
- Ao confrontar Elmano e assumir uma ruPTura com o governador após este indicar Fernando, o pupilo de Camilo Santana (PT), para a presidência, Cid se contrapôs à hegemonia ditatorial do petismo que quer abarcar da picanha ao salmão, deixando a mortadela para os aliados.
- Diante do embate, o PT teve que recuar, pois, apesar do PT cearense ter salvo o PT nacional do completo desastre nas eleições de 2024, Camilo sabe que a força do partido no estado não sobrevive sem a força da parceria com Cid.
- Quanto a Fernando Santana, sai de vice-presidente da ALECE, articulador todo-poderoso do camilismo no Cariri, presidente da CPI da ENEL e candidato chapa branca à Prefeitura de Juazeiro do Norte, a maior do interior, para a condição de parlamentar à margem do processo decisório.
- No dia 22 de novembro, quando comunicou sua desistência forçada - pela ruPTura anunciada por Cid - de concorrer à presidência da ALECE, assinou sua segunda grande derrota em apenas 50 dias. Um verdadeiro infortúnio para quem era apontado pelo establishment político estadual como futuro prefeito da Terra do Padim.
- Desgastado e enfraquecido, Fernando sai do centro das atenções. Qual será o antídoto que Camilo prepara para seu pupilo?