Ontem (27.11), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou por 35 votos a 15 votos contrários a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos ex-deputados Eduardo Cunha (Republicanos-RJ) e João Campos (Republicanos-GO) que dispõe sobre a inviolabilidade do direito à vida desde a concepção. A proposta, chamada de PEC da Vida, tem como relatora a deputada Chris Tonietto (PL-RJ).
A votação do tema na CCJ demostrou a divisão entre a direita vitoriosa e a esquerda derrotada, neste momento, refletindo a polarização atual existente na sociedade brasileira.
De um lado, deputados do PL, do Novo, do Podemos e do Republicanos foram orientados pelos respectivos partidos e votaram a favor da PEC.
De outro lado, deputados do PT, PCdoB, PV, PSOL e Avante seguiram a orientação partidária votando contrariamente. A exceção foi o deputado Flávio Nogueira do PT do Piauí que votou a favor da proposta e contra o aborto contrariando a política do partido.
Os deputados do MDB, do União Brasil e do PSD se dividiram na votação.
A PEC agora será encaminhada a uma comissão especial e, em seguida, votada no plenário da Câmara. Sendo aprovada, os casos legalmente previstos para o aborto no Brasil (gravidez por estupro, anencefalia do feto e risco de saúde para a mãe) deixarão de existir.
E VOCÊ, È CONTRA OU A FAVOR DA PEC QUE PROÍBE O ABORTO?
Abaixo, os deputados que votaram a favor e contrários à PEC. Da bancada cearense, somente o deputado Guimarães (PT) votou contra a PEC. Dr. Jaziel (PL), Fernanda Pessoa (UB) e Luiz Gastão (PSD) foram favoráveis. Danilo Forte (UB) e Eduardo Bismarck (PDT), titulares da CCJ, e o suplente Mauro Benevides filho (PDT), não compareceram.
FAVORÁVEL À PEC: