Desde o início de setembro, a Associação Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas (ANEPECP) lançou a Carta Compromisso com o Campo de Públicas solicitando o apoio das candidaturas executivas e legislativas de todo o Brasil para a referida área acadêmica. Na região, a entidade está representada na Universidade Federal do Cariri (UFCA).
No Ceará, somente 7 candidaturas assinaram, sendo 4 em Juazeiro do Norte, 2 em Mauriti e 1 no Crato. Em Juazeiro, os candidatos a vereador Erizé Ademar dos Santos e José Rafael da Silva Santos assinaram. Das candidaturas ao Executivo juazeirense, somente duas se comprometerem com o documento acadêmico: GLÊDSON LIMA BEZERRA (PODE) e SUED CARVALHO (UP). Fernando Santana (PT) e Lino Alves (PCO) não colocaram sua assinatura.
Fernando Santana fugiu de dois debates desrespeitando a AJE, a FM Padre Cícero e principalmente a população juazeirense e, particularmente, o eleitorado. Mas não é a primeira vez que Fernando desrespeita o povo da terra ciceroplitana. Fez e faz isso ao articular a não vinda de verbas do governo estadual penalizando o nosso querido Juazeiro do Norte.
Ao não assinar a carta acadêmica, Fernando vira as costas para o campo universitário e comprova, mais uma vez, que sua campanha é feita em cima de promessas vazias e fantasiosas em vez de compromissos firmados publicamente.
Políticas públicas se faz com seriedade e ação concreta, não com falácias. Uma assinatura de compromisso vale mais que um milhão de palavras ocas.