A nova "pesquisa" do Instituto Opinião encomendada pelo jornal Opinião CE aponta o candidato da oposição, o deputado Fernando Santana (PT), com 49,49% contra 37,1% do prefeito Glêdson Bezerra (PODE), ou seja, um cenário que não reflete em nada o humor do eleitorado juazeirense. O que deixa transparecer é que se trata muito mais de um arranjo chapa branca.
O Instituto Opinião é do mesmo dono do jornal Opinião, o jornalista Roberto Moreira, e tem como responsável pela pesquisa uma funcionária do alto escalão do setor de estatísticas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, a senhora Cleudemir Nobre Dantas. O governo estadual é o principal patrocinador do jornal supracitado.
Assim, Roberto Moreira encomendou uma pesquisa para Roberto Moreira sob a responsabilidade de uma alta servidora do estado que é o principal patrocinador de Roberto Moreira.
Uma pergunta até agora ainda não foi respondida: Quem está pagando as pesquisas, já que o jornalista responsável pela encomenda não conseguiu provar ter dinheiro para realizá-las?
Que credibilidade pode ter uma pesquisa cujo proprietário do instituto é financiado pelo governo estadual que aparelha a máquina pública a serviço da candidatura petista em Juazeiro do Norte? Querer emplacar essa pesquisa é enxergar o eleitorado juazeirense como incapaz de fazer uma leitura da realidade.