Denunciado pelo vereador Darlan Lobo (PRD) desde a primeira sessão legislativa de 2024, a existência de servidores fantasmas na assessoria da Câmara Municipal até hoje, oito meses depois, não foi explicada pelo presidente Capitão Vieira (MDB), candidato à reeleição.
Capitão Vieira, uma vez indagado e cobrado por alguns meios de comunicação sobre o assunto, disse que se reportassem a ele que teriam respostas. Não foi o que aconteceu. Ao ser procurado pelo Sovaco de Cobra, o presidente orientou que procurasse o Setor de Protocolo da Casa, o que foi prontamente feito de forma oficiada. Entretanto, até hoje, nenhuma resposta de Vieira nos chegou.
Mas o pior não foi o presidente ter negado informações e explicações à imprensa. O pior foi o presidente ter negado informações e explicações ao povo juazeirense e, especificamente, ao eleitorado. Agora, em busca de votos para continuar vereador, Vieira enfrentará a voz d@s eleitores(as) que esperam explicações do administrador político do parlamento juazeirense.
Vieira, que sempre atacou o Poder Executivo municipal falando em falta de transparência, "esqueceu" de lembrar que o Município tem Selo Diamante do Índice de Transparência conferido pela Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON) que avaliou 8.045 instituições em todo o Brasil, sendo que somente 241 dessas conseguiram o referido selo. No Ceará, somente 12 o alcançaram, estando a Prefeitura de Juazeiro do Norte com a maior pontuação entre elas com a nota de 95,58%, tornando-se, assim, uma referência para o Brasil.
Servidores fantasmas, eleição para a presidência da Casa irregular, uso do programa Alcance para fins próprios, compra surreal de açúcar e café - tal qual os papéis higiênicos de Zé de Amélia Júnior e as vassouras de Antônio de Lunga -, nomeação por nepotismo são denúncias e investigações que pairam sobre Capitão Vieira e que podem desabar sobre sua trajetória parlamentar.
Em vez de enrolar, tergiversar, desviar o foco, criar cortinas de fumaça, Vieira deveria - e deve - explicar à população juazeirense, através de documentação e de fala objetiva, o que de fato está ocorrendo em seu mandato à frente da Casa que deveria ser do povo, pois, para realmente ser do povo, transparência seria a primeira coisa que a Câmara Municipal deveria ter. Mas, ao que tudo apresenta, Vieira embaçou a janela das informações do Legislativo.