Recentemente publiquei uma matéria sobre a saída da ex-presidente do PT de Juazeiro do Norte do partido, Vanda Rozendo, que hoje apoia abertamente a reeleição do prefeito Glêdson Bezerra (PODE). A militância petista ficou calada. O que o PT juazeirense tem a esconder?
Fernando Santana, deputado petista que é vice-presidente da Assembleia Legislativa e que tem forte influência na CAGECE, esconde o ex-prefeito Santana da sua campanha eleitoral.
Um município, dois Santana - um conhecido e outro que transferiu o título eleitoral de última hora - e uma pergunta: Por que Fernando Santana, candidato petista a prefeito de Juazeiro do Norte, esconde Dr. Santana, ex-prefeito petista de Juazeiro do Norte?
UM POUCO DE HISTÓRIA
Nas eleições municipais de 2008, no dia 5 de outubro, o candidato petista Manoel Santana, mais conhecido como Dr. Santana, tirou 67.156 votos contra 37.049 de Salviano (PSDB), ou seja, 57,92% contra 31,95%. Naquelas eleições, Santana foi apoiado por Raimundão que rompeu com o PSDB após ser derrotado na convenção municipal pelo empresário Salviano. Mas Santana deu um pontapé no homem que o elegeu e expulsou Raimundão até mesmo do Hospital Maternidade São Lucas.
Nas eleições municipais de 2012, no dia 7 de outubro, Raimundão foi à desforra tirando 65.079 votos contra 45.394 votos de Dr. Santana, ou seja, 51,55% contra 35,96%. Uma diferença de quase 10 mil votos.
A MENTIRA DO FERNANDO
No programa eleitoral gratuito, Fernando Santana tem repetido, meu amigo, minha amiga, que o povo de Juazeiro nunca se arrependeu de votar no 13. Nada mais falso. A única vez que o povo juazeirense votou no 13 elegendo um prefeito petista com apoio de Raimundão, arrependeu-se de forma tão amarga que derrotou esse mesmo prefeito com uma votação esmagadora.
Hoje Raimundão (MDB) volta novamente a apoiar o 13. Como disse Marx, um dos pais do socialismo científico, no 18 Brumário de Luís Bonaparte, "A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa". Os motivos que o levaram a apoiar o Santana de hoje são diferentes daqueles de 2008, mas, pela segunda vez, Raimundão perde a chance de ter seu sangue concorrendo ao Executivo juazeirense.
Assim como em 2008, o Santana de hoje também concorre com o apoio do presidente Lula, do governador do estado e de Raimundão, além de Camilo - é claro! A outra pergunta é: Será que o eleitorado juazeirense repetirá o mesmo que fez em 2008 elegendo outro Santana para prefeito do maior município do interior cearense?
Fernando hoje esconde Manoel, mas a história mostra ao povo juazeirense que os dois Santana fazem parte de um mesmo projeto.