Pelo segundo debate, o candidato petista Fernando Santana passa vergonha em relação ao eleitorado de Juazeiro do Norte/CE. No debate da Band, atacou mentirosa e pessoalmente a mãe do prefeito Glêdson Bezerra (PODE), candidato que lidera com boa margem as pesquisas de intenção de voto no Município, dando a este um direito de resposta.
No debate de ontem (22.08) do OPOVO CBN Cariri que também foi transmitido pela web TV do Sovaco de Cobra com a permissão dos responsáveis pela realização do evento, Fernando novamente tentou fazer um ataque pessoal e rasteiro ao buscar corrigir uma expressão do prefeito Glêdson que disse "ter pagado mais de R$ 180 milhões de dívidas" dos gestores anteriores. O grande problema é que não havia o quer corrigido.
Ao término do debate, ao ser procurado pela imprensa, o prefeito Glêdson deu uma aula de gramática ao seu adversário explicando a justeza da expressão "ter pagado". Como disse Glêdson, Fernando, além de não conhecer Juazeiro do Norte, também não conhece a Língua Portuguesa, ou, para quem achar melhor, a Língua Luso-Brasileira.
Isso é o que acontece, diria Seu Jenicocó dos Cachos Anelados, quando UM BURRO SE METE A DAR AULA AO PROFESSOR. Figura de linguagem, é claro!
Acontece que a ignorância de Fernando é resultado direto de sua prepotência. Ele não é obrigado a conhecer a Gramática, mas é obrigado a conhecer a decência. Infelizmente, nega-se a fazê-lo? Ou será fazer isso?
Recentemente, ao ser orientado pela radialista Camila Lavigne sobre o nome popular do Mercado José Teófilo Machado não ser o Mercado Central, como assim ele o chamou, em vez de agradecer a correção da comunicadora, enviesou por uma teima sustentando que o referido mercado, popularmente conhecido por senhora Santana, também era chamado de Mercado Central.
Essa prepotência intelectual pedante também foi sentida nos debates onde o candidato não direcionou suas intervenções para os temas propostos e tergiversou o tempo todo.
O Avança Juazeiro do Norte fez um vídeo bem humorado onde Glêdson dá uma resposta gramatical ao deputado, vídeo este reproduzido em minha página no YouTube e que se encontra logo abaixo.