No último dia 14, a 119ª Zona Eleitoral da Comarca de Juazeiro do Norte, através do promotor Gustavo Henrique Cantanhêde Morgado, pediu ao juiz da referida zona a impugnação do registro de candidatura de José Barnairio da Silva, mas conhecido como Yrio, "pela prática do crime de
estelionato e formação de bando ou quadrilha (arts. 171 e 288 do Código Penal), pela 6ª
Vara Criminal de Recife, no processo nº 0037493-14.2010.8.17.0001, cujo trânsito em
julgado ocorreu em novembro de 2018".
Ainda segundo o promotor, Yrio "ostenta pelo menos, outra
condenação criminal, perante a Justiça Federal, cuja execução da pena restritiva de
direitos foi cumprida integralmente em 2023".
Yrio é candidato a vereador em Juazeiro do Norte pelo PRD, partido que apoia o candidato Fernando Santana (PT) e é presidido pelo vereador Márcio Joias que tenta a reeleição.
Márcio também sofre uma ação criminal oriunda de uma investigação que resultou na Operação Aurantium, palavra em latim que significa LARANJA. Essa operação resultou no afastamento do vereador por 180 dias da Câmara Municipal.
Na ação, cujo processo é o 0200.704/2022, Márcio Joias é acusado de lavagem de dinheiro, fraude licitatória, associação criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso e peculato. Na página 735 da peça acusatória, aparece a informação, extraída do bloco de notas do próprio celular de Márcio, que este teria a receber R$ 603 mil reais de suas atividades investigadas como criminosas, dos quais grande parte seria proveniente da MXM, empresa que fazia a limpeza pública, e da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP) durante o governo Zé Arnon.
Yrio, por sua vez, recentemente foi flagrado ameaçando feirantes. O vídeo, que viralizou nas redes sociais, mostra o candidato a vereador - à época pré-candidato - de Fernando Santana dizendo que os feirantes rezassem para que seu candidato a prefeito não fosse eleito, pois, pelo que se deduz da ameaça, ele, Yrio, teria força para os penalizar.