O candidato a vereador pelo PT em Juazeiro do Norte/CE, Barbosa Neto, assessor do deputado federal Guimarães (PT) que é braço esquerdo do presidente Lula, postou na segunda-feira, em suas redes sociais, uma publicação onde aparece com o número de campanha, o que, por enquanto, é vedado pela Lei.
Segundo a legislação eleitoral vigente, a propaganda eleitoral, inclusive na internet, só passa a se permitida a partir do dia 16, ou seja, próxima sexta-feira. Isso inclui a divulgação do número com o qual o candidato concorrerá ao pleito, mesmo que este candidato já esteja com a candidatura devidamente registrada. Portanto, o militante petista e assessor parlamentar fez campanha eleitoral antecipada e está sujeito a pagamento de multa.
Campanha eleitoral antecipada não é novidade para um partido cujo chefe mor, o presidente Lula, utiliza-se desse expediente amiúde. No Primeiro de Maio, em um ato esvaziado financiado pelo dinheiro público, ou seja, o dinheiro dos contribuintes, Lula pediu abertamente voto para Guilherme Boulos que é candidato pelo PSOL à Prefeitura de São Paulo, postura esta que se repetiu em outras ocasiões.