A sessão legislativa de Juazeiro do Norte/CE ontem (09.07) foi uma sessão atípica. Primeiro porque o movimento Avança Juazeiro levou para dentro do parlamento juazeirense a campanha #RENOVACÂMARA. Segundo porque os vereadores de oposição - refiro-me aos que saem do bom tom - se portaram como "vereadores". Em vez dos arroubos raivosos de sempre, uma postura sintonizada com o que se espera de legisladores.
A exceção dessa postura centrada veio de um ex-presidente que, visivelmente destemperado, acusou o Avança de um gesto que não houve e pediu censura à faixa e cartazes dos manifestantes chamando atenção para o regimento interno da Casa. Ainda insatisfeito, rasgou o decoro ofendendo um colega de parlamento com uma expressão chula dessas muito usadas em antros. Tal vereador, outrora adversário e denunciante do atual presidente Capitão Vieira, hoje é seu defensor, o que revela o poder das negociatas de bastidores.
No mais, tudo quase como dantes, excetuando-se a serenidade dos edis que surpreenderam até mesmo a quem quase nunca é surpreendido.
O Avança Juazeiro, em suas publicações cotidianas, assim como o Sovaco de Cobra, tem chamado a atenção para o comportamento hostil de alguns vereadores de oposição que por vezes descamba para ofensas pessoais fazendo de um espaço público institucional um palco maculado de interesses particulares. Ao que parece, o movimento vem fazendo bem à oposição raivosa que parece ter assumido um ar compatível com a função para a qual foi eleita pelos munícipes.