A fala do vereador Márcio Joias (PRD) na sessão legislativa da última terça-feira (02.07) onde compara o prefeito Glêdson Bezerra (PODE) com um autista e um autista a "uma pessoa que tem problema", "um menino ruim" soou muito mal e gerou incontáveis manifestações de repúdio nas redes sociais.
Ontem (03.06) o Sovaco de Cobra publicou uma matéria sobre o repúdio do movimento Avança Juazeiro à fala capacitista do vereador e colocou o vídeo do movimento junto ao texto.
Com a repercussão extremamente negativa de sua fala, Márcio tentou encobrir sua atitude preconceituosa contra as pessoas que têm o Transtorno do Espectro Autista (TEA) usando como argumento uma passada de pano dada pela vereadora Jacqueline Gouveia (PT) que escutando a colocação absurda do colega de parlamento buscou socorrê-lo emprestando-lhe a palavra "narcisista" para que fosse substituída pela palavra "autista". Não adiantou, o preconceito já estava derramado.
Em um vídeo postado nas redes sociais, o vereador diz que trocou as palavras e que esse equívoco foi usado maldosamente por um site ligado ao prefeito Glêdson Bezerra (PODE). Tal tentativa de desculpa soou pior ainda, pois além de sublinhar seu capacitismo ainda demonstrou a hipocrisia de suas palavras.
Hoje (04.06) pela manhã, opovocbncariri e o povoonline publicaram um texto na página do Instagram opovoonline onde diz que o Instituto Multidisciplinar de Cuidado à Criança (IMCC) repudia as declarações "infelizes e preconceituosas" do vereador. A matéria, até as 11 h de hoje, contava com 2.035 curtidas e uma enxurrada de comentários detonando as declarações de Márcio Joias.
Pergunta: O Instituto Multidisciplinar de Cuidado à Criança (IMCC) é um braço político do prefeito Glêdson Bezerra? O jornal O Povo é um braço político do prefeito Glêdson Bezerra? A CBN é um braço político do prefeito Glêdson Bezerra?
Como de práxis, o vereador tenta atribuir seus defeitos e práticas a armações do prefeito ou de seus defensores. Uma velha e surrada tática que parece só funcionar para o próprio vereador.
Abaixo, o texto do OPovo/CBN Cariri e os primeiros comentários.
"O Instituto Multidisciplinar de Cuidado à Criança (IMCC), de Juazeiro do Norte, publicou nota de repúdio contra declarações proferidas pelo vereador Márcio Joias (PRD) durante sessão legislativa na última terça-feira, 2. O parlamentar comparou o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) a “um menino ruim, com problemas psicológicos”, afirmando que “se ele tivesse nascido hoje, teria sido registrado como autista”.
Ao ser alertado pela colega Jacqueline Gouveia (MDB), Joias corrige a fala e troca o termo autista por narcisista. Em vídeo publicado nas redes sociais, o vereador disse que teve a fala retirada de contexto por adversários políticos e reiterou que houve engano na fala.
O IMCC classifica as declarações do vereador como infelizes e preconceituosas. “As palavras do vereador Márcio Joias não só demonstram um profundo desconhecimento sobre as realidades vividas pelas pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, mas também perpetuam estigmas que dificultam a inclusão e o respeito que essas pessoas merecem”, diz a nota.
“Ao invés de falar narcisista, eu falei autista. Eu troquei as palavras, e é notório no vídeo, tanto que a vereadora Jacqueline na mesma hora me corrigiu”, justificou Joias.
Procurado pela rádio O POVO CBN Cariri, o prefeito Glêdson Bezerra classificou a fala do vereador como capacitista. “Não tem problema algum dizer que eu sou autista. Pelo contrário, em eu sendo autista, demonstra que pessoas com TEA podem chegar aonde elas quiserem, inclusive exercer o cargo de prefeito, policial, ser pai de família, enfim, viver uma vida como todas as outras pessoas”, afirmou. (Foto: reprodução/Instagram)"
Comentários:
"
leivisonviana
Nem homem para assumir o que diz é, com essa idade! Muito mais digno seria se assumisse sua limitação e preconceito e se propusesse a mudar verdadeiramente.
-
Quem tem problema é que vota em uma pessoa dessa.
-
-
Queria saber quando algumas pessoas vão APRENDER a escolher nossos representantes políticos sem a menor noção? Quanta falta de respeito, de humanidade e de amor ao próximo. Pra essa pessoa, mais sensibilidade 🙌
-
Não é notório não… inclusive falou que tem um sobrinho autista. A desculpa tentando mentir só piora a situação. 🤦🏽♂️
-
-
"Tenho um sobrinho que eu amo ele". Nós,pais de crianças atípicas, sabemos bem como é possível na família ter os que dizem "amar", mas ,na verdade, são excludentes. Conhecemos esse tipo de amor. A boca falando que o coração está cheio.
-
-
Não trocou, falou o que queria falar, inclusive usou o sobrinho como exemplo.
-
-
Não justifica, até pq no vídeo é notório que ele realmente quis se referir aos autistas quando ele fala que "se tivesse nascido hj seria uma pessoa autista, com proplemas psicológico, ainda enfatiza que tem um sobrinho com autismo! Claramente a vereadora o alertou sobre a gravidade de suas palavras e sugeriu que ele falasse narcisista, que é completamente diferente de autismo!!! Sugiro que o vereador vá estudar e peça desculpas as pessoas com autismo, pra finalizar digo que autistas são muito inteligentes e muito competente no que fazem, diferente de alguns que se acham melhores
-
Esse tipo de vereador é que estão nas câmaras municipais, imagine um projeto de lei para beneficiar os autistas ? Deve ser punido nas urnas.